Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Fevereiro 2007

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728


Pesquisar

 


Amor, Amor... em S.Valentim

Quarta-feira, 14.02.07
Que dia tão bonito este! Não sei se é por ser o Dia dos Namorados mas lá que eles hoje foram brindados com um lindo dia, lá isso foram! Está um sol espectacular, parece primavera, já tenho as primeiras flores no meu jardim – aquelas amarelinhas, anúncios-da-primavera, diz a minha mãe, ou junquilhos, tão bonitas!
            Hoje o romance está mesmo no ar e, com o tempo propício a isso, aposto que os parques da cidade estão cheios de casalinhos apaixonados!
            De manhã, quando cheguei à minha escola estava a decorrer um desfile de Carnaval, estavam as paredes e os tectos decorados com corações de cartolinas e passeavam-se pelos corredores alunos-corações – estão a ver os homens sanduíche? Aqueles eram alunos com um coração gigante à frente e outro atrás que distribuíam papelinhos sobre a sida. Muita gente tinha autocolantes com coraçõezinhos (eu que queria tanto um! Mas os professores foram os mais contemplados) e havia serpentinas pelo chão, paredes, etc. Parecia um autêntico dia de festa! Sem esquecer a tradicional distribuiçãod e cartas de amor – ou não.
Ontem quando reflectia sobre isso concluí que, se o Natal vem a perder protagonismo, assim como o Carnaval, o Dia dos Namorados tem ganho cada vez mais! Nos dias que lhe antecedem tudo o que é rádio, televisão, anúncios, faz referência a ele, os artigos das montras quase nem se vêem debaixo de tanto coração e papelinhos vermelhos – principalmente as tabacarias, que têm aqueles peluches todos catitas do género: “Amo-te muito!” ou diplomas de melhor namorado(a). Enfim, está a transformar-se numa corrida louca a prendas. Não me admiro se daqui a uns aninhos este dia for considerado feriado – para os casalinhos passarem o dia juntinhos, sem serem incomodados.
E até que era bom, mais um feriado!
            Há muitas teorias sobre este dia ser o de S.Valentim. Na história houve dois, se não me engano. O primeiro S.Valentim diz-se que viveu no século III (D.C., creio eu) e casava casais apaixonados que eram proibidos pelo imperador Romano (pois ele queria que os homens novos e fortes não casassem mas constituíssem o seu exército). O segundo julgo que foi um mártir.
            Mas porquê o dia 14 de Fevereiro? Vamos para a parte que eu gosto! No Império Romano, 14 de Fevereiro era o dia principal das celebrações em honra da deusa Vénus – ou Afrodite, para os Gregos – a deusa do amor. Daí a escolha da data. Vénus é também a mãe de Cupido ou Eros, em Grego (já agora, significa Amor) que é um dos principais símbolos deste dia. Diz-se que Cupido era muito irrequieto e perseguia as pessoas, que tentava atingir com as suas setas mágicas. Estas, quando eram atingidas… zás, apaixonavam-se! Era uma diversão engraçada para um deus traquinhas: era casamenteiro.
            Os mitos acerca de Eros são diferentes. Não sei se já ouviram a história de amor de Eros e Psique - Amor e Alma -. Li-a uma vez e achei-a divinal. É considerado o maior amor de sempre! O Amor e Alma juntos para sempre.
           
            Foi por acaso que coloquei o anterior questionário, mas veio mesmo a calhar um dia especial para publicar os resultados:
 
 
Bem, o resultado deixou-me um pouco triste… Reparei que durante uma altura as duas últimas opções estavam empatadas, porém acabou por ganhar a segunda. Nada que já não previsse. Deixa-me triste porque tenho a certeza que se as pessoas acreditassem em Príncipes e Princesas Encantados eles exitiriam. Eu sei que não somos personagens de uma história, a vida não é assim tão bonita, mas acho que a vida tem tanta magia quanta aquela que nós lhe dermos.
             Eu não costumo votar, mas como só faltava um voto para os cinquenta, resolvi fazê-lo. E votei na última opção. Acredito sim que há príncipes encantados, não daqueles que oferecem jóias em ouro e têm reinos enormes mas que oferecem como jóia mais valiosa o seu amor verdadeiro. Príncipes e princesas ou Almas Gémeas. Acredito sim. Todos nós temos uma, pode é custar um pouco a encontrá-la ou até nunca a conhecer, mas que a temos, isso acredito ou então a vida perderia todo o seu significado.
           
            A todos vocês que encontraram a vossa Alma Gémea, que passem um dia muito feliz ao pé dela, não é preciso eu dizer o quão afortunados são. Aos que ainda não a encontraram mas que têm a “Alma Gémea momentânea”, digamos disfrutem bem este dia dedicado à vossa relação. Aos que não fazem parte de um grupo nem de outro e que devem estar a ter um dia normal, tal como eu, desfrutem igualmente. Este dia não é só para os namorados. É um dia de louvor ao amor. Não é preciso estar junto de ninguém para o sentir. É o sentimento mais belo do mundo e, no entanto, aquele que é menos empregado. Que ao menos hoje se reflicta na sua importância e como é bom que ele exista. Amem os outros mas não se esqueçam de se amarem e de amarem a vida!
            Feliz dia de S.Valentim!  
 
         
                               Eros e Psique
 
Têm aqui a foto da mais bela escultura de Eros e Psique, de António Canova, esculpida entre 1786 e 1793. Já tive oportunidade de a ver ao vivo, no museu do Louvre e apaixonei-me por ela. Divinal!
Se estiverem interessados e não conhecerem a história, podem lê-la aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 16:51

15 comentários

De Emplastr@ a 14.02.2007 às 17:57

Adorei a história dos deuses... magnifique! E também gostava de ler essa história do amor de Eros e Psique... Adoro histórias deste tipo!
És mesmo sortuda! já foste ao Louvre! Adorava ir lá... Tantas obras que há por lá, é tipo a Disneylândia: não dá para ver tudo só num dia!
Bjo apaixonado! lol

De cricri a 14.02.2007 às 18:03

Podes ler a história, deixei o link por baixo da imagem! Eu li num livro sobre mitologia, não sei se essa está completa, mas pareceu ter o fundamental. É linda!
Já fui, mas foi com uma viagem de estudo, no 9.º ano, por isso não dá para ver grande coisa..! Foi tudo à pressa e aquilo é gigantesco. Depois perdi-me pelo meio... :S Mas gostei bastante. Tenciono voltar mas com mais calma!
Já ouvi dizerq ue parando em frente a cada quadro 1-1min e 30seg, ja õa tenho bem a certeza qt tempo era, demorarias 2 meses a ver tudo.
A Disney *suspiro* tamvbém não dá, mas o pouco que vejas e sempre maravilhosa.

De Emplastr@ a 14.02.2007 às 18:08

Muito infelizmente ainda não fui a nenhum desses sítios espectaculares... é pena... :(
Já agora, esse livro de mitilogia que leste é bom? quer dizer, interessante? é que interesso-me por mitologia só que não faço a mínima ideia de onde posso encontrar livros acerca deste tema...

De cricri a 14.02.2007 às 20:16

Bem o livro era fascinante. Tinha imensas histórias! Mas eu li-o na biblioteca da minha escola. ENcontrei-o deslocado na secção de filosofia e delirei quando vi o que era. Li-o na biblioteca, aos poucos. O livro já era antigo, decada de 70, julgo, mas muito bom. Mas eu ainda a semana passada o procurei e não consegui encontrá-lo! Vou perguntar lá na biblioteca, se conseguir, digo-te! ;)

De Emplastr@ a 15.02.2007 às 19:53

És um amor :D ... mesmo a condizer com o post!
BJOLA**

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...