Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Maio 2007

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


Pesquisar

 


Últimos testes, o vestido e Zamora!

Segunda-feira, 21.05.07
        Quase de novo uma semana sem actualizar… A semana passada fiquei livre de testes (felizmente!) mas amanhã já regressam: teste de português com matéria do período passado e onde vai ser avaliado o (terrível) “Memorial do Convento” apesar de ainda não termos acabado a análise à obra, tal como eu ainda não finalizei a leitura. Vai ser um grande dia aquele em que o conseguir acabar! Mais dois meses e fará um ano que comecei a sua leitura..! Incrível. Nem sei como é possível, mas bem, que aquilo é péssimo de ler, lá isso é. Não é que a história seja má, poderia ser engraçada, mas aquela escrita… Não aprecio muito. Lá que Saramago argumente que o livro está escrito como se estivéssemos a ouvir uma narração oralmente (e que na oralidade não há pontos de interrogação, nem travessões ou mudanças de linha quando há discurso directo, ou aspas e dois pontos) e digam que aquilo é estilo, não faz com que aprecie mais o livro. Como já comentámos lá na turma, agora começamos a escrever como bem quisermos nos testes e exames nacionais – entenda-se, sem sinais de pontuação – e não nos poderão considerar errado: argumentaremos que é o nosso estilo próprio. Além do mais, como podem queixar-se que os estudantes dão muitos erros de pontuação e depois darem-nos um livro destes para ler? Ainda é piorar mais a situação! Sem esquecer que tem que se ter o dicionário sempre à mão porque, geralmente, tem que se consultar uma vez por página - no mínimo. Assim torna-se complicado ler! Resultado: um livro muito pouco acessível.
Hoje estive a pensar: amanhã será o último teste de português que irei fazer… – sem contar com o meu exame – estes últimos tempos têm sido cheios de nostalgia… Últimos testes, últimas semanas na escola que frequentamos há tanto tempo, últimas aulas com os nossos professores, … dá cá uma pena. Mas como dizem os meus pais: “uns ficam tristes por não conseguirem passar e tu ficas triste por acabares?” É assim, há que seguir em frente e teria muitos mais motivos de ficar triste se não transitasse. (esperando que este fim de ano corra bem).       Por um lado não quero que o fim do ano se aproxime, mas, por outro, estou ansiosa pela chegada do baile de finalistas, que é na última semana de aulas! Finalmente já tenho o meu vestido..! Desde Março que o procurava e finalmente encontrei. Um vestido comprido em seda de tons de vermelho e branco e corte de estilo império. Achei-o lindíssimo e simples. Acho que nessa noite me vou sentir uma autêntica princesa! Aproveitei para ir passear até à cidade espanhola de Zamora onde encontrei imensas lojas de roupas de festa. Quando cheguei lá, por volta das 16 horas não havia ninguém na rua, as lojas estavam todas fechadas e fazia-se sentir um sol escaldante (quinta-feira passada). Às 17 horas, as lojas abriram e o ritmo aumentou imenso. Saía gente de todos os lados..! Já tinha passado muitas vezes por Zamora, só não tinha ainda passeado pela cidade. Achei-a muito animada – com violinistas no meio da cidade, que adorei! – com lojas fantásticas, uma cidade bonita com locais muito interessantes. Tenho de aproveitar que está a apenas uma hora de casa e passear mais vezes!
Bem, só vim mesmo dar notícias, amanhã tenho o último teste de português quero ao menos guardar uma boa memória dele!
Até breve! Boa semana!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 21:32

10 comentários

De cricri a 23.05.2007 às 00:15

Olá! Obrigada! :)
Bem, se dei a entender que Saramago é mau, não foi bem que quis dizer... A forma como ele escreveu o Memorial do Convento é que não me agrada. Apesar de ter um estilo muito próprio já me disseram que tem livros escritos de uma forma dita "normal". Aconselharam-me um fantástico que penso ler: Ensaio sobre a Cegueira. O Memorial pode ser apreciado, mas julgo que é necessária muita paciência e força de vontade. Não te desmotives a ler só pelo que eu disse! ;)

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...