Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2007

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Pesquisar

 


Harry Potter and the Deathly Hallows

Quinta-feira, 09.08.07
(atenção: o texto seguinte não contém spoilers, apenas uma análise e dissertação sobre o livro)
Já deveria ter escrito antes este post mas não houve oportunidade. Isto de andar em férias nem, sempre significa não fazer nada. Pode ser assim o mês de Julho (não no caso deste ano) mas em Agosto, e quando a cidade está cheia de gente e chega a família, torna-se complicado.
Entretanto, a semana passada, pude, finalmente, dedicar-me à leitura. Enfim, após 6 anos de espera – o último volume de Harry Potter: “Harry Potter and the Deathly Hallows”
Até me custava a acreditar: “chegou ao fim?”
Inicialmente tinha-me decidido a esperar pelo lançamento do livro em Português mas começei a ficar bastante ansiosa e decidi comprar na língua original. Em primeiro lugar, porque tinha a certeza que iria descobrir o final antes de ler – o que é muito desagradável, principalmente no que toca ao verdadeiro final – tal como aconteceu saber a morte de uma personagem em “Harry Potter e o Príncipe Misterioso”. Em segundo lugar, já tinha falado com mais gente que havia começado a ler o livro e que não estava a achar nada complicado. Além disso eu já lera uma grande parte de “Harry Potter and the Philosopher’s Stone” sem problemas, ao que resolvi arriscar. O maior receio era ler um livro com 600 páginas numa língua estrangeira, mas pensei que nem que levasse o mês de Agosto inteiro para ler com calma e assim entender tudo, preferia fazê-lo a ter de esperar por Outubro/Novembro para ler em português.
O receio da língua acabou por se revelar infundamentado. Não encontrei nenhuma situação incompreensível ou complicada. Aconteceu, por vezes, não compreender determinada palavra (mais frequente nas descrições) e nem sequer ir ver ao dicionário – é chato ter de fechar o livro, procurar no dicionário, voltar ao livro, voltar a fazer uma pausa, dicionário, livro, etc – Claro que desta maneira ficava sem perceber o sentido completo da frase. Acontecia uma segunda vez não entender, mas normalmente à terceira deduzia o significado da palavra e ficava a entender. A nível da língua inglesa é bastante enriquecedor. A escrita é clara, compreensível...muito bom. Se ainda houvesse mais volumes da série, não hesitaria, de certeza, em voltar a ler me inglês no lançamento, em vez de ficar meses à espera.
Agora, gostaria de dar a minha opinião sobre o livro, o que não é fácil, visto ainda haver muita gente que não o leu. Mas não há spoilers, por isso, não se preocupem em ler. Eu também não gostaria que me fosse revelada a história antes de ter nas minhas mãos o livro e “ver” o momento com os meus próprios olhos .
“Harry Potter e as Relíquias da Morte”, título que faz todo o sentido após a leitura e que antes me era incompreensível, deverá ser o título português. Quando acabei de ler a última linha, do último capítulo…nem me consegui separar do livro. Fiquei uns momentos agarrada a ele recordando todos os livros, todas as aventuras de Harry, todos os bons momentos (e por vezes tristes) que passei com aquela história.
Apesar de esperar o contrário, antes de ler, o livro responde a todas as questões relacionadas com a história, além das surpresas que nos reserva. Claro que para os fãs há sempre coisas mínimas que ficam por saber e como disse a própria JK Rowling numa entrevista, “há fãs que nem descansam enquanto não souberem o nome do meio do trisavô do Harry”. Pessoalmente, fiquei satisfeita com as informações que nos são dadas e julgo que está lá o essencial e até um pouco mais.
A história surpreendeu-me me vários aspectos: os acontecimentos e as próprias personagens. É um livro diferente dos anteriores mas para mim, o melhor de todos. O que não significa que deixa de ser um livro triste. Eu achei-o bastante e em dois momentos fiquei com os olhos rasos de água. A história é cheia de acção, o que acho que a maioria já espera mas lindíssima. Como sempre, muito original ao estilo JKR e com um óptimo factor: entende-se o porquê de todos os acontecimentos. Todos os porquês são respondidos e as surpresas chegam até nós sem parar. Claro que não falta o humor a que já nos habituámos em cada livro de Harry Potter.
Trinta e seis capítulos, e mais alguma coisa, de pura magia - fantásticos.
Se alguém já tiver lido e queira comentar, está à vontade, apenas peço, por favor, que no início dos comentários coloquem o aviso de SPOILER, evitando assim qualquer transtorno e respeitando as pessoas que ainda não leram.
Quem ainda não teve oportunidade de ler e vai esperar até à versão traduzida: boa espera, com paciência, mas vale a pena para ler esta história, fantástica.
Umas mágicas férias a todos!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 15:32

15 comentários

De Sergio Alex a 10.08.2007 às 14:24

Olá CriCri

Bom blog

De cricri a 13.08.2007 às 16:15

Obrigada! É sempre bom saber que há pessoas que apreciam este blog! :)

De aRiaNa a 22.12.2007 às 21:34

pois e acho por acaso bem o fatco de este texto respeitar pessoas que ainda nao leram.
abaixo os spoilers!!

:)

De cricri a 11.02.2008 às 23:08

Hmm Ariana... Conheço-te?!

De Dee a 10.08.2007 às 15:06

Oi! (:

Também decidi comprar o livro em inglês... acho que não iria conseguir esperar até Outubro/Novembro.. e também ja tinha livro o 6ª livro em inglês.. achei que não iria encontrar nenhuns problemas em entender este ;)

tive de esperar uma semana para o obter.. mas finalmente chegou e em 2 dias e meio li-o todo... ainda tentei que durasse mais um pouquinho mas... não consegui.
O livro esteve ao nível das minhas expectativas mas claro.. deixa sempre algumas questões em aberto.. (realmente acho que só vou estar satisfeita quando me derem o nome do meio do trisavô do Harry!!)

algumas das cenas (muitas até) deixaram me com água nos olhos.. (pessoa muito sensível aqui LOL)
e outras que me deixaram a rir em voz alta.. tal como todos os outros livros ;)
continuo a achar que "ordem da fénix" é o meu favorito, mas no meu top 7, este vem logo a seguir..

Como sou completamente contra os spoilers (já me estragaram muitas vezes os desfechos de livros, assim, por acidente..) não vou comentar mais nada.

um Livro fascinante! (é mesmo o último?.. tem mesmo de ser? ah ok pronto.. *sigh* )


beijinhOS* !

De cricri a 13.08.2007 às 16:19

É, o livro foi mesmo fácil de entender! MAs a ti durou-te mesmo pouco tempo! Eu não me pude dedicar inteiramente devido às candidaturas, mas assim deu tempo para pensar com calma em cada nova revelação,.. ou questão!
A Ordem da Fénix também é dos meus favoritos, este talvez seja mais por ser o final. Os diálogos são divinais!

de qualquer maneira ainda não é o fim. Haverá sempre Harry Potter entre todos os fãs!:)

De Fábio J. a 11.08.2007 às 22:14

Ainda bem que gostaste. E ainda bem que também é triste, significa que tem momentos de grande emoção.
Eu não me arrependo de não ter lido a versão original, mesmo já sabendo algumas coisinhas fui poupado a praticamente tudo, muito graças ao facto de praticamente todos os sites e blogs não terem apresentado spoilers ou avisarem, antes, quando o fazem. Isso de ter de parar para ir ver ao dicionário é realmente frustrante e comigo aconteceria, mas ainda bem que ultrapassaste o problema da língua.
Sei bem o que é esse fim. Ainda ontem, quando acabei de ler O Senhor dos Anéis, fiquei assim: com um sorriso nos lábios, mas com um nó na garganta... e então com Harry Potter, esta saga que viveu, literalmente, connosco, deverá sê-lo muito mais.
Resta saber se haverá mais, e para mim, ainda mais dois meses que certamente valerão a pena.
Boas férias!

De cricri a 13.08.2007 às 16:24

Eu acho louvável a atitude da maioria das páginas em não apresentarem spoilers. Pensei que houvesse mais euforia. Se bem que no dia do lançamento e seguintes estive desligada de notícias e net pela viagem o que não permitiu que estivesse a par...
O livro é mesmo fantástico, e sim, tem momentos de gran emoção. Eu adorei.
O Senhor dos Anéis também tem um final lindo, o fim de sagas desta grandiosidade é sempre um "acontecimento"!
Vão valer a pena, com certeza, e depois cá fico à espera da tua opinião, que, acredito, não dexará de ser dada!
Boas férias também!

De Mariana a 13.08.2007 às 19:15

Hum... sinto-me uma intrusa... Espero que não te importes de estar a comentar, mas a vdd é que não resisti...
Sou uma fã incondicional do "Harry Potter", e tbem não consegui esperar até Outubro/Novembro e comprei o livro original... Não estou a ter problemas, mas ainda li muito pouco...

Não consigo bem acreditar... é MESMO o último? E eu que gostava tanto...
Até agora já me encontrei várias vezes inundada de uma pequena inquietação/tristeza por saber que estou a ler o último livro... os últimos capítulos sobre "Harry", que tanto me acompanhou...
Tbem já dei por mim com um grande nó na garganta e as lágrimas a quererem sair... Como em todos os livros desta colecção... Mas tbem já dei umas boas gargalhadas!

A JKR é uma óptima escritora... Uma Rainha da literatura britânica, na minha opinião...

E agora dou comigo a despedir-me... Não só deste post como do "Harry Potter"...

Até sempre!

De cricri a 28.08.2007 às 21:49

Claro que não, porque te hás-de sentir uma intrusa. Muita gente, a primiera vez que aqui comenta costumam dizer o mesmo. Eu já disse várias vezes. Eu posos gerir este blog, mas ele não seria nada sem os vossos comentários. Todos os comentários são bem-vindos, desde que haja respeito não há problema nenhum! :)

SIm, foi como uma despedida este livro, mas tudo acaba, não é? E depois para nós fãs, nunca deixará de haver Harry Potter!

Até à próxima! Comenta quando quiseres.

De ARYA a 13.08.2007 às 20:06

ola
estou a ver que temos muitas opinioes iguais. tal como tu estou a gostar muito de ler pois tal como tu tinha medo de nao perceber a historia e depois ficaria confusa. tambem para mim a pior parte sao as descriçoes dos sitios e tambem me chateio de ir ao dicionario :P

De cricri a 28.08.2007 às 21:50

Pois, isso do dicionário acho que chateia a maioria das pessoas hehe. Já algum tempo que não passo por aqui, já terás acabao? Gostaste? Acredito que sim.

Boas férias!

De Ovelhas Ranhosas a 16.08.2007 às 14:18

Mé, ola


um bom blog, que tem aqui! harry potter, so vi os filmes, feliz ou infelizmente. ainda nao vi o 5o... mas espero ver em breve...!!

que tal visitar o nosso blog?

www.ovelhas-ranhosas.blogspot.com , um espaço divertido, irreverente e actual!

esperamos por si..., comente e, se achar que merecemos, recomende-nos... como nos vamos fazer consigo!

mé,

Ovelha Anorética

De cricri a 28.08.2007 às 21:54

Olá!

Wow, agora as ovelhas são admitidas no cinema! Ainda não me cruzei com nenhuma, por acaso. Só por acaso..! lol

Se gostaste dos filmes, gostarias com certeza dos livros.

SIm, passarei por lá de seguida!
Até à próxima! ;)

De Mariana a 03.09.2007 às 12:52

Pois, tens razão cricri... Para os fãs nunca deixará de haver Harry Potter! :) Para mim, pelo menos, não! :)

E quanto a muitos dos novos visitantes se sentirem um pouco "intrusos"... É que este blog é tão "familiar". Os visitantes são tratados com respeito e valor... (Já visitei muitos blogs em que nem respondem aos comentários)!

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...