Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2007

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930


Pesquisar

 


Quarenta e oito dias

Segunda-feira, 12.11.07
Até me custa a acreditar. Tanto tempo sem escrever no meu blog! Tanto tempo sem deixar os meus pensamentos vaguear acompanhando o seu ritmo com os dedos num teclado. Teclado de computador: Se bem que o outro teclado que produz música não se tem ficado atrás.
Talvez muitos dos que costumavam visitar este blog terão pensado que agora que entrei para a faculdade já não iria dar continuidade ao Baú, que deixaria de escrever. .. Bem, não vou mentir dizendo que ainda tenho tempo para fazer o que antes fazia. Entre aulas, ir a pé para todo o lado, fazer a comida, lavar a louça, arrumar, estudar, fico com muito pouco tempo para fazer nada, para ler, para navegar na internet… Mas não foi esse o motivo que me fez deixar de postar. Fiquei apenas com acesso à internet restrito, ou seja, a partir da minha escola. E estar numa sala de informática a escrever um texto não é lá muito cómodo. Para mais ia sempre lá fazer coisas rápidas… Não deu para comentar os blogs todos que costumava visitar, mas não foi por isso que deixei de pensar na blogosfera e em todos vocês! Muitas vezes dava por mim a pensar: “tenho mesmo de escrever qualquer coisa”. Entretanto, e finalmente, já tenho internet em casa! Sim, demorou, e a culpa não foi minha (ainda me pergunto como foi possível ficar mais de um mês sem internet em casa) mas como não estou sozinha tenho de me limitar a encontrar consensos. Por isso, resolvi esperar pela internet para voltar ao blog.
E o que é que tenho feito nestes 48 dias?
Bem, coisas foi o que não me faltou para fazer! Este mês passou super rápido! Olhando para trás aconteceu tanta coisa..! Mas o que mais me deixa feliz é que ao longo deste mês pouco do que sentia se alterou. Continuo muito feliz com a vinda para a universidade. A parte má é o desespero de olhar para as pilhas de livros, matéria, exercícios vindos sabe-se lá de onde, perguntando sabe-se lá o quê..! Como dizem os meus professores, e bem, medicina não é o curso mais difícil, mas sim aquele que tem mais informação. E para isso implica ocupar muito do nosso tempo. Um professor de biologia fez questão de salientar, aliás, que chegará uma altura que nem tempo para irmos à casa-de-banho teremos..! Digam lá se não é animador..! (socorro!)
Mas o curso é giro, apesar de estar numa fase inicial. É só células e organelos e mais organelos, e biomoléculas e ultrassons e raios-X… Enfim,… É tudo tão aprofundado..! Mas tem mesmo de ser. A altura em que me senti mais próxima da profissão de médico foi quando aprendemos a medir a pressão arterial da forma tradicional (entenda-se com um esfigmomanómetro e estetoscópio, não com um medidor digital), quando observamos preparações ao microscópio, ou trago a bata vestida nos laboratórios de bioquímica. Este semestre já terei aulas práticas no serviço de radioterapia e medicina nuclear do hospital universitário. Aí sim, vai ser diferente!
Bem, mas nem tudo é só estudo. Muito menos quando se vem para a universidade e se ganha a liberdade “total”. Então estando num país como Espanha onde se vive de “fiestas” é uma mudança radical! Nunca tinha visto tantos cartazes a anunciar festas nocturnas como agora, nem nunca vi ser bebida tanta sangria! Sem dúvida, os espanhóis são do mais animado que há. Têm lugares para sair super originais, bem pensados, a cidade é fantástica…
Finalmente, somos 30 portugueses no 1º ano do curso de medicina. Somos um grande grupo, desde o Alentejo a Bragança, passando por Lisboa, Aveiro, Viseu, Guarda, Porto,… A predominância é o norte, sem dúvida. Somos a nova geração de emigrantes! ;)
 A recepção por parte dos espanhóis está a correr bem. Ainda não vi nenhum caso de antipatia, muito pelo contrário! Por curiosidade: numa conversa, ontem, perguntaram-me se “viva Portugal” estavam todos juntos num lugar. Depois de ponderar um pouco acabei por responder que sim, quando percebi que “viva Portugal” é o nosso grupo de portugueses. Nome que se deve, com certeza, à quantidade de vezes que quando há “fiestas” se grita “VIVA PORTUGAL!” (mesmo estando rodeados de espanhóis). Vejam que nós, os “viva Portugal” não esquecemos o nosso cantinho da Ibéria. :)
Bem, por hoje “me quedo por aqui”. Terminando só dizendo  que já me custa um pouco a escrever à mão em português…Imaginem a quantidade de coisas que tenho escrito em espanhol!
Hasta!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 00:23

20 comentários

De Fábio J. a 13.11.2007 às 22:31

Olá!!!!!!!!!!!!!!!

Estive mesmo para te mandar uma mensagem a perguntar como andavam as coisas, mas não quis ser chato. 48 dias... muita coisa se deve ter passado, e que coisas!

Isto sim é uma estudante universitária: "soterrada" com trabalho, sem tempo para mais nada, com um difícil percurso pela frente... mas com vigor e aproveitando os momentos livres, então em Espanha, com uma "vida nova"...
Gostava de ver os "viva Portugal", no meio dos espanhóis. As diferenças devem ser notórias, mas acredito que formem um grupo bem engraçado.

Estou a ver que já há uma médica dentro de ti. LOL E não posso deixar de admirar a tua adaptação (e dos restantes estudantes): para além do normal devido à Universidade, a língua, os costumes, as ideias... Como é que te estás a sair com a língua?

Bem, muito boa sorte e, se possível, um bom descanso. Aproveita as "fiestas" e tudo que houver para aproveitar, afinal Espanha tem muito para oferecer (sem nunca esquecer aqui o nosso cantinho!).

Beijos! ;)

De cricri a 13.11.2007 às 23:07

Hola! :D

És nada chato! Eu é que vinha mesmo raramente à internet.
Lá isso, agora que já consegui entrar também tenho de aproveitar um pouco. O que é da vida sem um pouco de brilho?
Sim, somos um grupo diferente mas aos poucos vamo-nos aproximando dos espanhóis. Eles são simpáticos connosco! Até informações sobre os sumos que há cafeteria me dão. hehe

Acho que sim! Há uma médica cá dentro! Oxalá haja ainda uma porção maior daqui a 6 anos! ;)

Toda a gente me pergunta como tem sido a adaptação coma língua, mas curiosamente não há nenhum problema! Os professores usam linguagem científica, que como sabes tem por base latim/grego, portanto é practicamente a mesma coisa em Portugal, as diferenças são mesmo mínimas, por exemplo: mitose(pt) e mitosis(es); embrião/embrión, rayos X/raios X, base de dados/base de datos. São raras as palavras que diferentes em português. Depois também falam (relativamente) pausadamente, isto comparando com as aulas de medicina no Porto e claro, dependendo um pouco dos professores. A maior dificuldade com a língua é quando falamos com os colegas espanhóis, que utilizam mais a gíria popular e falam bem mais rápidos. Muitas vezes não entendo nada do que dizem, lá lhes peço para repetirem "más despacio". Ao início achava mais estranhos os horários: almoçar às15h30, jantar às 22h, entrar numa loja às 19h30, etc.

Nunca esquecerei o nosso cantinho, claro! ;)
Obrigada
Espero que o teu ano te esteja a correr bem. O final do ano é que vai ser..! Mas correrá bem, com certeza!

Bjinho

De Mariana a 14.11.2007 às 16:00

Bem, e cá estou eu a comentar de novo...

A tua, digamos, vivacidade a escrever o post contagiou-me!

A verdade é que tenho pouco para dizer, visto não te conhecer... Desejo-te uns bons estudos, boa sorte, e um bom proveito dos tempos livres. :)

Bjs

De cricri a 14.11.2007 às 21:57

Olá! Obrigada!:)
Que bom, apesar deste mÊs de ausência as pessoas não se esqueceram deste blog!
Obrigada outra vez!

Bjinhos

De Malasha a 16.11.2007 às 16:25

Crici....há que tempos binha aki ao teu blog para ver se o actualizavas...e não sabes...a alegria que tive a ver que estava actualiazado!! As lagrimas quase vieram m aos olhos, n por teres actualizado, mas por perceber cada vez mais k gostava tanto de tar na tua situação. Keria estar tanto entre os 50 Viva Portugal...gostava de pode dizer que quero e vou ser médica...mas em portugal as portas fexaram se para mim. A unica solução é espanha..mas a minha média..n é muito alta...nems equer chega aos 16. Será que tu estando ai, podias dar m informações de como seram as candidaturas? e qual foi a nota mais baixa d eentrada?

****

De cricri a 02.12.2007 às 03:13

Olá, desculpa so responder agora, mas as circunstâncias exigem...
Olha, a nota mais baixa em Salamanca foi de 8,2 (visto que aqui as notas sao de 0-10) correspondendo a um 16,4 em Portugal.
A candidatura é feita atrabés da UNED e depois há a pré-inscrição nas universidades, mas só a partir de Junho. Depois é preciso ter os exames nacionais com nota positiva e só conta a nota de secundario para o acesso.
Luta pelo teu sonho, se é mesmo medicina que queres! :)

De Malasha a 16.11.2007 às 16:26

e tenta actualizar mais vezes,...ganhaste aki uma leitossa assidua!

De Mafalda a 19.11.2007 às 11:27

Olá Crici!

Fui ter ao teu blog por acaso,e tenho de te dar os parabens, gostei muito. Já agora, aproveito para te fazer umas perguntinhas :)

Não entrei em medicina em Coimbra por 3 centésimas, e em Lisboa por uma décima, o que é muito frustrante. Infelizmente, não concorri a espanha por acesso directo, fiz antes os exames de selectividad, e não consegui nota para entrar. Este ano vou voltar a tentar tanto em Portugal como em Espanha, e gostava que me dissesses como são as tuas despesas mensais, e quanto são as propinas na universidade de Salamanca.
Obrigada pela atenção, e espero que corra tudo bem contigo!
Eu, entretanto, fico-me pela Medicina Dentaria xD
***

De cricri a 02.12.2007 às 03:17

Olá!
Bem, isso da selectividad e das colocãções em portugal foi chato... Eu decidi no dia anterior que não ia fazer, apesar de tar inscrita para fazer em Lisboa... E ainda bem. Não és a única que não entraste por isso.
As despesas mensais são como em Portugal. Já falei com colegas que ficaram aí e os gastos são os mesmos, acho que o apartamento ainda é mais barato. Vá, pode haver algumas oscilações nas compras, mas coisa mínima.
As proprinas são pagas logo no inicio do ano, variam com as disciplinas de "libre elección" que escolhes, créditos e assim. As minhas foram 1300€, anuais.
Obrigada, boa sorte para ti também em dentária! :)

De Raquel a 11.12.2007 às 10:33

Oi Mariana ,partilho a tua frustração e gostava de trocar impressões ctg sobre o que fazer. Manda -me um mail por favor para fdblueescape@gmail.com

De Mariana a 23.11.2007 às 16:40

Oi!

Vim só dizer que tenho uma nova "criação"!

Lol, falo disto como se fosse uma grande coisa...

A vdd é que estive a pensar, e voltei a criar um blog...
http://tklthoughts.blogspot.com/

Não tem quase nada a ver com este, em aparência, mas espero que as pessoas n me achem "estranha" pelo que escrevo...

Bem, até lá! Bjus!

De cricri a 02.12.2007 às 03:18

Olá!
:)
Fico contente por teres pensado nisso!
Já vou espreitar!

De Raquel a 06.12.2007 às 21:42

Olá Cricri! Espero k te estejas a dar bem nessa cidade espetacular...

Eu quero muito ir pra Salamanca pró ano (2008/2009), pra Medicina. Já lá vão três anos a tentar em Portugal, mas o sonho está cada vez mais forte e sufocante.

Pretendo tentar entrar pelo acesso directo ( tenho 8.85 de média), mas tenho muito medo das notícias que têm saído acerca de já não ser viável no próximo ano a norma europeia que permite o nosso acesso directo! Sabes de algo que me possa animar? tou tao desesperada e sinto-me tão sozinha nesta aventura... Por agora estou a aprender espanhol no Porto e queria isto mais que tudo. E era mesmo pra Salamanca.

Beijinho, espero que me possas responder e espero ser tua colega pró ano!!

P.S. Se me pudesses dar informações sobre como te matriculaste, que documentos precisaste para tal e como arranjaste casa em Salamanca, me encantaría!

Hasta pronto** Raquel (Porto)

De cricri a 11.02.2008 às 23:53

Olá Raquel.
Entendo bem o teu estado de espírito. Embora eu tenha entrado directamente do 12º para a faculdade, tenho colegas - a maioria - que tentavam à anos medicina.
Não acredites nos boatos, esses há muitos. É a 1ª vez que ouço que o acesso directo vai ser inviável. A única coisa que poderá acontecer será a exigência de uma prova linguística, que aliás, algumas universidades já pediram este ano. Salamanca não pediu e ainda não saiu nada novo relativo a este ano.
Tens de te matricular na UNED via on-line, no acesso directo unión europea, e fazer a pré-inscripción na universidade. Só lá para Maio começa a sair a informação para o novo ano. Depois a UNED manda-te uma credencial com a tua nota de acesso, e caso entres é só vires cá matricular-te.
Os documentos são-te pedidos no site da UNED, para a pre-inscripcion so necessitas da tua nota (que te da a UNED pla credencial). Para a inscrição no acesso directo acho que precisei enviar uma folha com as notas traduzidas, ficha ENES,...nao me recordo bem. Contudo, se puderes, passa no fórum do site www.exames.org. Eu já lá expliquei tudo isso, o que é preciso fazer, procura o tópico "Estudar em Espanha". Perto do final, página 50 +/-, ta lá a explicar.
Para arranjar casa tive de cá vir várias vezes e procurar...Da primeira vez procurei de carro, e nos papeis afixados nas ruas. Contudo, da 2ª fui directamente a uma imobiliária, é a melhor opção. E aqui há imensas!
Suerte, caso consigas não te esqueças de avisar!:)

De Raquel a 06.12.2007 às 21:51

Axo k nunca vou conseguir entrar em medicina.. Sem ser Espanha, onde devo tentar? É um desespero.. parece que a vida nao tem mesmo sentido de TANTO que tentei sem conseguir...

De cricri a 11.02.2008 às 23:54

Há gente que vai para a Republica Dominicana, para a Republica Checa...Eu pensei ir para França... Mas não desanimes. Com certeza conseguirás entrar cá!

De Pedro a 17.12.2007 às 13:46

Olá!

Vejo que à parte dos estudos te andas a divertir por aí!...

Antes de me matricular num instituto espanhol gostava que me desses umas luzes por favor.

Sou licenciado na area da saude. terminei o secundario com 16,3. axas que vale a pena tentar a sorte pelo acesso directo? existem vagas para licenciados?

se não te der muito trabalho (pk ja deves tar fartinha de responder a estas perguntas lol) pf contacta-me ou responde aki no blog.

agradecia muito a gentileza

De cricri a 11.02.2008 às 23:56

Olá!
Bem, não posso fazer previsões...Este ano as médias ficaram em 16,2. De qualquer forma não se perde nada tentar o acesso directo.
Sinceramente não estou a par das vagas para licenciados... Mas tenta a página da universidade (www.usal.es), pode ser que lá esteja alguma coisa..!

De Beatriz a 25.04.2008 às 12:54

Olá! Parabéns pelo blog, está muito bem feito! Só te gostava de fazer uma pergunta: tu tocas algum instrumento musical? Como falas no outro teclado que produz música.. =) beijinhos

De cricri a 14.07.2008 às 15:43

Olá! :)

desculpa só responder agora.. Mas a minha relação co o blog tem andado um tanto quanto atribulada... :S
Sim, toco piano, daí me referia ao outro teclado que produz música!:)

Obrigada pela visita e pelo comentário!

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...