Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2006

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930


Pesquisar

 


Ilusões

Terça-feira, 21.11.06
"Uma modelo, natural do Brasil, faleceu, vítima de anorexia. "
Quando ouvi esta notícia fiquei de imediato com vontade de escrever aqui sobre ela. Penso que este caso não passou despercebido à maioria das pessoas. Não é o primeiro caso semelhante que ouço, mas quando se trata de alguém famoso, como uma modelo, o assunto salta para as luzes da ribalta. Todos os anos um elevado número de jovens é vítima de anorexia ou distúrbios alimentares - e não são só raparigas, visto que também há casos de rapazes, embora sejam em muito menor número. E isto devido a quê? À moda.
É incrível como algo pode ter uma influência tão grande nas pessoas. Cada vez mais se assiste a distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia, ou até sentimentos de tristeza porque não se atinge o peso ideal ou porque alguém chamou uma rapariga de “gorda”. É uma situação muito vivida no universo feminino, sem dúvida. Todos gostamos de nos sentir bem com o nosso corpo, mas isso não implica o que fulano ou fulana pensem de nós. O importante é sentirmo-nos bem e saudáveis. Claro, isso não significa de modo algum comer tudo o que aparece à frente porque é bom, nem deixar de comer só para caber num vestido quatro tamanhos abaixo para uma tal festa.
É incrível reparar nas capas das revistas de moda, nos manequins das montras e ver que exibem tamanhos muito, muito reduzidos. O que acontece é que, principalmente, os adolescentes deixam influenciar-se por essa onda e procuram atingir o “corpo perfeito” não pensando nos problemas que isso poderá causar, e, ainda por cima,  tentam impingir esse pensamento aos restantes amigos. Vejamos o caso da modelo que faleceu. Para uma altura de 1.70m (mais do que isto) pesava apenas 40kg!! Que exemplo são estes modelos? Modelos? Isso não é algo que deve ser seguido? Então porque não são modelos correctos? Pensem pelo menos nos jovens!!
Pessoalmente, sempre fui alguém que nunca gostou de comer. Sempre fui muito esquisita – não tem nada a ver com dietas... Mas estive à beira de ter problemas por causa disso. Então e poder tê-los por uma moda?
Sempre que vou ao cemitério, vejo ao lado a sepultura de uma jovem que faleceu devido a anorexia. A mãe certa vez contou-nos que ela se achava constantemente gorda, começou a fazer dietas, dietas, e agora? Sofreu, faleceu e aqueles pais, resignam-se numa vista ao cemitério. O mesmo acontecerá com o caso da modelo. Outros poderão não falecer mas ficar anos numa cama de hospital, ou medicados para a vida.
É triste ver no que o mundo se tornou: uma fábrica de sonhos. Sonhos ilusórios.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 21:53

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...






subscrever feeds