Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2007

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Pesquisar

 


Mitologia

Terça-feira, 09.01.07
Hum…Hoje vou escrever sobre algo que eu adore. Dos assuntos que mais me enchem a boca falar! Ok, mais mais não. Acho que nada bate a minha cadela adorada! : )
Amo mitologia! Não imaginam! Dêem-me um livro sobre elae vão ver como não me avistam até o ter terminado.

Sou uma fascinada pela mitologia greco-romana desde o 7.º ano. A maioria certamente se lembra que esse é um dos temas de história – quando se estudam as civilizações grega e romana. Pois eu nessa altura delirei com a disciplina de história por causa disso. Ver aquelas histórias todas em torno dos deuses, que cada um estava responsável por uma parte do mundo e a sua comparação, em actos, a nós humanos, fascinou-me. Ora, para começar ainda mais a gostar surgiu uma brincadeira com as minhas amigas. Bem, estão as ver as miúdas de 7.ºano? A correrem de um lado para o outro, a meterem o nariz em tudo? Bem, era assim um grupinho de quatro (eu era mais calminha! :P). Ora, tínhamos um professor de educação física novinho e que todas as raparigas – mesmo as de 7.º ano – corriam atrás, digamos. Ele dava trela e nós adorávamos ficar a conversar com ele, se bem que ele se devia rir imenso com aquilo e nos tratava quase indiferentemente. Bem, era sempre uma perseguição a esse professor; já gora fiquem a saber que uma vez o seguimos de carro até casa (num carro verde-alface e ele não reparou)  para traçarmos um plano de como lhe pormos o carro à venda no dia 1 de Abril. LOL só filmes!

Bem, regressando à mitologia. Certa vez, esse professor chegou com os olhos vermelhos, dizia que lhe doía a cabeça. O que é que pensámos? Foi para a noite e andou a beber. Ora logo ali ficou o Dionísio, deus grego do vinho! Deus grego porque o achavam bonito e do vinho porque notávamos que era “apreciador”. Bem, achámos imensa piada a isso e começámos a aplicar mais coisas do género. Descobriram o irmão dele, que achavam ainda mais bonito e chamaram-lhe Apolo, deus do sol das artes e considerado o mais belo do Olimpo, a um colega nosso chamavam-lhe Hefesto, deus das forjas e considerado o mais feio (isto na brincadeira-miúdos de 7.º) e claro está, nós também nós auto-denominámos! Tratámos de procurar deusas Olimpianas: A minha melhor amiga que vivia rodeada de pretendentes e é loira ficou Afrodite, deusa da beleza e do amor. A minha outra amiga ficou Atena, deusa da sabedoria – mesmo a calhar. Eu, fiquei Artemis, deusa da lua e da caça – adoro a lua e é a deusa protectora dos animais. Portanto, estas atribuições assentaram que nem uma luva. ;)
A partir daí inventámos mil e uma “brincadeiras” em redor dos deuses. Até tivemos um plano (falhado) de gravar nas férias uns episódios em que os deuses gregos chegavam à terra. Enfim, adorámos isso e nunca o esquecemos - Ainda hoje, quando relembrávamos o Concílio dos Deuses (“Os Lusíadas”) em Português não evitámos trocar olhares e sorrisos dos “bons velhos tempos”.
Por isso, sempre que encontro algo sobre mitologia não perco a oportunidade de ler. Há cada história tão interessante que se passaram entre os deuses, como se eles realmente tivessem existido!
O número de deuses Olimpiano é variável, embora se costumem considerar 12 deuses. De qualquer forma os mais comuns são:
  • Zeus (deus supremo, filho de Cronos e Reia)  
  • Afrodite (nasceu da espuma do mar, em alguns mitos, deusa do amor, da beleza e da volúpia sexual)
  • Apolo (irmão gémeo de Artemis considerado o mais belo do Olimpo; deus do sol, das artes, da adivinhação e medicina)
  • Atena (nasceu da cabeça de Zeus, já armada; deusa da sabedoria e da guerra organizada)
  • Ares (filho legítimo de Zeus e Hera, deus da guerra violenta)
  • Artemis (filha ilegítima de Zeus e da ninfa Latona; deusa da pureza, da lua e da caça)
  • Deméter (irmã de Zeus; deusa da colheita
  • Dionísio ( filho ilegítimo de Zeus e princesa Semele; deusa do vinho e do lazer)
  • Hefesto (filho legítimo de Zeus e Hera, deus das forjas e do fogo – considerado o único deus feio do Olimpo),
  • Hera (casada com Zeus e sua irmã; deusa dos casamentos, partos, família, …)
  • Hermes (filho ilegítimo de Zeus e da ninfa Maia; mensageiro dos deuses, protector dos pastores, negociantes e ladrões)
  • Héstia (irmã de Zeus, deusa do lar)
 
Interesso-me também bastante por mitologia nórdica, embora não conheça tão aprofundadamente. Mas essa…fica para outro post!
 
Espero não ter sido muito enfadonha …!
 
Fiquem bem e com os deuses! ;)
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 21:27

20 comentários

De Fábio J. a 09.01.2007 às 22:25

Adorei a história.
Com os meus colegas o máximo que acontece é apelidarmos de Dionísio quem andar meio estúpio", sem estar em si, por causa da associação ao vinho.
Também adoro mitologia! Se pensarmos bem, aquelas religiões eram bastante mais "fantásticas" (em todos os sentidos) do que as actuais, e se por um lado isso torna-as menos reais, por outro da-nos a sensação de que poderiam existir, como bem disseste. Com Tolkien também acontece isso, e é por isso que chegei a dizer a alguém que me iria converter ao tolkianismo: a história dos deuses é magnífica!!!

Bem, eu sempre adorei história, e sem dúvida que essa parte da matéria é das mais interessantes. Gosto também bastante dos deuses do Egipto pois são bastante simbólicos.

Sem dúvida que é um tema mesmo muito interessante. Fico à espera de mais.
Até breve!!!

De cricri a 10.01.2007 às 13:37

Afinal parece que o "nosso" não era o único Dionísio!:)
Concordo. Hoje em dia é tudo menos interessante. A mitologia pode ser entendida de uma forma bem divertida! Eu divirto-me a ler as histórias que os deuses "faziam" e todas as relações entre eles, o seu simbolismo, etc.
O Egipto também é fascinante!! Foram as Civilizações antigas o que mais me despertou a atenção em história. A grega cativa-me mais por ser mais próxima, mais "mediterrânica" e um pouco mais desenvolvida. No Egipto os deuses "agiam" de uma forma mais séria e depois as pirâmides como mausoléus e assim. É fascinante embora não sei se me atreveria a entrar lá...!Mas fascinante!

Ai, se quiserem eu escrevo mais! Nao é preciso pedir muito!
Até à próxima!;)

De Fábio J. a 10.01.2007 às 19:03

Já que falamos em gregos e egípcios não podemos esquecer os romanos, dos quais "fizemos" parte. Não sei se se chegou a adorar os deuses romanos enquanto havia a religião politeísta, mas penso que sim...
Esta ainda é mais próximo, no entanto o encanto que nos reporta para a fantasia épica não me parece tanto, não sei porquê.
Bem, se me propusessem visitar o interior duma pirâmide eu iria adorar. A possibilidade de estar quase em contacto com um civilização tão fascinante entusiasma-me... loucura!

Bye.

De cricri a 10.01.2007 às 20:32

Sim, claro! Os Romanos adoptaram a mitologia grega, apenas alteraram os nomes dos deuses. Zeus é Júpiter, Hera é Juno, Ares é Marte, Afrodite é Vénus, Artemis - Diana, Atena - Minerva, Poseidon - Neptuno, Hades - Plutão, etc. A maioria tem nome de planetas e corpos celestes. Ou melhor, estes é que adoptaram os nomes dos deuses.
Ainda hoje pensava na relação entre a mitologia grega e romana. Cheguei a uma conclusão: Prefiro a civilização romana e a mitologia grega. A civilização grega também é fantástica, mas a romana...Só de pensar no que aquela civilização foi e depois perder-se tudo com a idade média... :(

Quanto às pirâmides, acho que não era capaz de lá entrar porque sou um bocadinho claustrofóbica. elevadores, salas não, mas lugares subterrâneos, se focalizar esse pensamento fico logo desconcertada! E depois porque me fartei de ver desenhos animados e B.D.'s em que as pessoas ficavam dentro das pirâmides e apareciam múmias, etc .. :S
Acho que nunca esqueci isso! ;)

De ACDN a 05.01.2008 às 11:52

Adorei.Brigado pela informação....
A miteriologia grega de facto é fascinante.Estou a dar agora isso no 7º ano no ciclo EB2,3 de Frazão.
E tenho que fazer um trabalho para entregar ao profeessor de História.
Beijos...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................Cricri,és uma crida que vives dentro dos contos de fadas............................................................................................................................................................................................Beijos da AC

De cricri a 11.02.2008 às 23:13

Olá, ainda bem que esta informação te pode ser útil!
Mas nunca me tinham dito que vivia dentro de um conto-de-fadas! lol
Isso é bom ou mau?
Espero que o trabalho tenho corrido bem.
Beijinho

De Cláudia Oliveira a 10.01.2007 às 10:30

Não sou interessado pela Mitologia mas conseguiste-me prender até á ultima palavra. Gostei muito do teu texto. Por acaso nunca tive essas brincadeiras mas o professor querido de educação fisica, esse existiu.
Parabens pelo texto

De cricri a 10.01.2007 às 13:40

Muito obrigada!
Fico contente que tenhas gostado de ler este texto, memso não gostando de mitologia!:)
Quanto ao professor, acho que todos temos no nosso percurso "aquele" professor!;)
Obrigada por comentares, até à próxima!

De K a 05.01.2008 às 11:58

Olá krida Cricri!!!
Adorei toda a informação que me deste sobre a mitologia grega.
Precisava mesmo disto para fazer um trabalho de História e sei que contigo poderia confiar.
Continua assim a surprender tudo e todos.
Obrigado por me teres ajudado.
Beijos para a boneca mais fofa do Mundo.... :-)

De cricri a 11.02.2008 às 23:16

Olá, ainda bem que pude ajudar, foi um prazer.
Bom trabalho!

De leitor a 13.01.2007 às 15:35

Sempre adorei história. E de todas as materias que temos que estudar as das civilizações antiga, que criaram a mitologia que tanto me fascina. é interessante estuda-las aprender com elas e conhecer as suas historias de fascinio intemporal...
continua assim!!!

De cricri a 15.01.2007 às 15:49

Eu também adoro história. Conhecer como o nosso mundo foi no passado é fascinante e como dizes, intemporal.
Obrigada! :)

De Cláudia Oliveira a 15.01.2007 às 12:11

Visita o blog http:culturaminha.blogs.sapo.pt porque acho que o post será do teu interesse devido a uma colecção de livros gratuitos juntamente com a revista Sábado.

De cricri a 15.01.2007 às 15:56

Obrigada!
Sim, já conhecia. Fascinou mais o meu pai, porque a onda "Código da Vinci" está a "sufocar-me" um pouco, mas o ele comprou o livro. Um dia lê-lo-ei.
Obrigada pelo aviso! :)

De Miss Bradshaw a 15.01.2007 às 14:49

ADORO MITOLOGIA!!!!! =D se pudesses acho k dedicava a minha vida ao estudo da historia greco romana, mas como iria parar ao desemprego e passar fome axo melhor n! =P mas devo dixer k adoro msm! e dsd miuda pekena k tmb nutro esse fascinio! é k tudo mas msm TUDO o k envolva mitologia me fascina: desenhos animados, filmes etc etc! tmb ja dei por mim a memorizar imensas nomes de deuses mas nao sei se me posso atribuir alguma deusa...n conheco nenhum suficientemente avariada para ser a minho homonima! xD de kk maneira ainda bem k tmb nutrimos este gosto por mitologia!***

De cricri a 15.01.2007 às 15:52

Ai que bom! Acredita que aundo escrevi este post pensei: bem, se calhar até ninguém gosta de história, nem vão ligar nenhuma a isso. Afinal parece que todos gostam de mitologia! Óptimo! Bons gostos!! :D
É simplesmente fascinantes. Tantas histórias que se criam, enredos, tudo como acontece connosco, humanos, mas ao mesmo tempo com aquele toque divino. Fantástico! :)
Ainda bem que gostas!!
Estou mesmo a ver que vou ter de postar alguma coisa mais!
Ate à próxima! ;)

De katy a 16.01.2007 às 12:14

http://promointeressante.blogspot.com/ este é um blog onde podes escolher alguns produtos para ti a preços hilariantes... da uma olhadela... bgado... jinhux

De cricri a 16.01.2007 às 12:21

Obrigada, mas tenho em casa uma Conselheira de Beleza da Yves Rocher, por isso, cuido eu própria das encomendas e dos produtos que me pedem.
Bem, volta quando quiseres!

De K a 05.01.2008 às 12:02

Já mandei um comentário,porquê que não respondes?

De cricri a 11.02.2008 às 23:16

Não pude responder antes porque este blog estava em "stand-by". Contudo, já está feito.

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...