Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Fevereiro 2007

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728


Pesquisar

 


Carnaval

Segunda-feira, 19.02.07
FÉRIAS!!!!!
Finalmente esta bendita palavra!
Por favor, não me digam como alguns “Ah, não são férias… é fim-de-semana prolongado!”. Quero lá saber disso! Cinco dias em casa sem ter de me preocupar em levantar cedo e ir para a escola são definitivamente férias. E que gostinho dá pronunciar essa palavra. É mesmo animador.
            Para ajudar ainda mais, o que há? Festa, pois claro. Não iria perder a oportunidade de festejar este Carnaval quando há um ano e meio que o tenho combinado. Pena é a chuva… Mas como dizem: “quem corre por gosto não cansa”, não é verdade?
            Se no Halloween trajei a rigor não ia deixar de o fazer no Carnaval. Já tinha decidido o disfarce no verão e, assim de um ímpeto, resolvi encarnar…o Capuchinho Vermelho! O ano passado tentei, em vão, mascarar-me de chinesa ou de hippie, mas como programei tudo muito em cima da hora não deu. Este ano achei mais piada ao Capuchinho. Arranjei uma capa, um vestido; faço duas tranças e lá vou eu de Capuchinho Vermelho! Só falta mesmo a cestinha!
            Isto hoje à noite.
            Amanhã e porque aqui é costume, devo ir até a aldeia do meu pai.
             Em Trás-os-Montes há inúmeras tradições de Carnaval. Uma delas é os Caretos. Para quem não sabe são rapazes, em idade casadoira – antigamente era assim – , que se vestem com um fato completamente cobertos de tiras coloridas de mantas, tecidos velhos, etc, prendem chocalhos – sinos iguais ao do gado – pelo fato, usam uma máscara de madeira (horrenda), e levam uma vara de madeira na mão. Depois divertem-se a correr pela aldeia a assustar as pessoas – principalmente as raparigas novas. Perseguem, lançam cinza, agarram-nas… Podem inclusive entrar dentro das casas. O único local onde estão proibidos de entrar é na igreja: o local onde antes as pessoas se refugiavam. Hoje em dia esta tradição está a cair um pouco em desuso. Tenho pena… mas, de vez em quando, ainda fazem, dependendo do ânimo da comunidade. Ainda me recordo quando era mais nova dos Caretos correrem atrás de mim e eu cheia de medo, com os meus primos mais novos a chorarem!
 Já aconteceu os Caretos estarem presentes em espectáculos (por exemplo no Festival da Canção) e até já foram ao Japão.
Na Quarta-feira de cinzas, em Vinhais (vila onde se realiza a feira do fumeiro) há outra tradição. Esta muito pior! Nesse dia, os “diabos” saem à rua. Só ainda presenciei ao longe uma vez, por isso não posso dizer certamente o que acontece, mas, o que sei é: os rapazes, vestem-se de diabos e empunham também varas de madeira. Mas em vez de se agarrarem às pessoas e terem chocalhos, batem-lhes! E sim, é permitido! E quando digo bater, não é fazer “festinhas”: é bater mesmo. Claro que qualquer um que sair à rua arrisca-se a levar. Homem ou mulher.
            Ainda ontem questionei sobre isso: “Então, mas eles sabem que não se bate a mulheres!” A resposta foi: “As mulheres não lutaram para terem os mesmo direitos que o homem? Então vão à guerra na mesma!”.
 Pronto, depois disto o meu conselho é: não saiam à rua se virem alguma figura de vermelho com uma vara a rondar a casa! 
            Aproveitem bem esta época e divirtam-se! Acontece uma única vez no ano, merece ser festejada com cor e alegria! Lancem serpentinas, lancem confetis, mascarem-se e…
 
BOM CARNAVAL!!!!!
PS.: Atingimos os 5000 visitantes! É óptimo saber que vocês visitam este blog. Todos os vossos comentários me deixam bastante feliz. Peço desculpa por não actualizar mais frequentemente, mas entendam que por vezes se torna complicado... Muito obrigada a todos e um grande beijinho! Agora é para os 10000

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 12:37

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...






subscrever feeds