Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2007

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Pesquisar

 


A nossa pátria

Sábado, 17.03.07
Finalmente livre. Livre de testes, digo. Estas últimas semanas foram totalmente pensadas na escola. O fim do ano aproxima-se a passos cada vez mais céleres e esta é uma fase crucial. Claro que o computador, jogos, distracções, e até leituras ficaram de lado. Bem, se valer a pena, transforma-se de esforço em contentamento.
            Num desses muitos dias em que ia a caminho para a escola reparei num novo bar-café que abriu. Reparei ainda mais no que tinha escrito à frente do nome do estabelecimento: a palavra “kafé”. Esta breve observação levou-me a pensar, até chegar à escola, sobre a evolução que a nossa língua está a sofrer. Talvez vocês já tenham visto assim um letreiro, mas a mim nunca me tinha acontecido! Uma coisa são as abreviaturas nas sms’s, que praticamente toda a gente usa, ou até mesmo no computador em programas como o msn Messenger. Mas num letreiro? Achei estranho.
            È natural que um idioma sofra evolução, aliás, ela é constante, mas a mim parece-me que está a acontecer muito rápido. Não me admiro se daqui a uns 20 anos, se tanto, se considere correcto a substituição do “qu“ por “k” e ainda pior, dos “ss” por “x”. A nova geração escreve toda assim! E que escrevam nas mensagens de telemóvel… aceita-se, mas, e quando estão tão habituados que escrevem isso até nas aulas de português?! Já vi casos desses que me deixaram pasma. É o que faz telemóvel e msn a mais e leituras a menos. Erros e mais erros! É natural que as pessoas errem, ninguém é perfeito, mas há coisas que podem ser evitadas. Uma maneira é lendo. É óbvio que quem lê mais dá menos erros que quem não lê. E tem lógica! Quem não lê onde pode aprender o que é correcto ou errado? Só se for na parte do telejornal da manhã da RTP, “Em bom português”. E tenho a certeza que não é por aí. Bem, ler eles até leêm… Uma vez fiz essa pergunta e disseram-me que liam as legendas dos filmes. Então imaginem quando são aqueles filmes piratas legendados em português do Brasil. Que lucrativo, sem dúvida!
            Não quero com isto armar-me em género Hitler e preservar a “língua ariana”, perfeita, sem erros e imutável. Óbvio que não. Confesso que não costumo ser muito adepta de mudanças… Claro está, depende da mudança, mas acho que hoje em dia há cada vez mais exageros, a todos os níveis. Reparem no caso das sms: quando envio mensagens também abrevio, aliás é o melhor a fazer para quem não tem sms “à borla”. Mas acho que há limites. Se dá para substituir duas letras por uma, é bom; mas susbtituir uma por outra? Género: casa – kasa. Pretende-se com isto o quê? Resultado disto: levar os alunos a errarem. Depois há as susbtituições dos “ss” pelo “x”: Não acho piada nenhuma apesar de num caso de “emergência” usar. Género: fizesse – fizexe. Não gosto. Mas depois há para mim a escrita insuportável que não gosto mesmo nada de ler. Coisas do género: “Oix, xpero por vox a ora que combinamox, xim? Temox de ir comprar akele vestidu munituh!” Etc, acho que já perceberam. É como 99.9% dos adolescentes do ensino básico escreve e, infelizmente, os mais velhos estão a adoptar a técnica. Não gosto mesmo e ando sempre a tentar dissuadir as pessoas a não escreverem assim. Dizem que acham querido... Bem, moderação acima de tudo.
            Agora se a maioria dos jovens escreve assim hoje em dia, estão a imaginar como será no futuro? É óbvio que se isto persistir esta escrita será considerada correcta e até leccionada! Se até em letreiros já aparece… Já há dicionários de internetês, regras de etiqueta, etc. Daqui a pouco sai o de “smssês”! Bem… esse não, visto que é de domínio geral.
            Por mim, fica aqui a esperança de o meu blog um dia mais tarde não aparecer cheio de abreviaturas ou “censurado” por assim não ser. E aqui fica um viva à Língua Portuguesa correcta. Porque ela é a nossa pátria!
 
Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente, Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.
Fernando Pessoa
 
Bom fim-de-semana a todos!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 18:08

13 comentários

De phia_t a 19.03.2007 às 12:59

“Oix, xpero por vox a ora que combinamox, xim? Temox de ir comprar akele vestidu munituh!” - estou velha, preciso d um dicionário...

De cricri a 19.03.2007 às 14:30

:) Acho que não és só tu!

De Emplastr@ a 19.03.2007 às 13:05

Falaste precisamente num tema que me toca... Não sei se já reparaste, mas só muito raramente uso abreviaturas desse género... e porque faço isso?... Quando mando sms: abreviaturas; no msn: abreviaturas; e até na escola os professores usam abreviaturas! Resultado, tenho que me safar no blog para não ficar com este mau hábito incrustado! E sabes o que acho pior? As pessoas levarem isto na desportiva: "oh, se a língua ficar assim no futuro tanto faz, melhor para nós!" Epá, fico mesmo chateada... Não sou uma patriota a 100%, mas mesmo assim gosto muito do nosso país e da nossa língua! E caso uma mudança dessas venha a acontecer, vou ficar mesmo muito aborrecida!
Mas o que me chateia ainda mais é que não sabemos para que as sms's servem hoje em dia... Passo-me a explicar, quando isto das mensagens surgiu era suposto sevir para COMUNICAR em curtas palavras... Mas hoje parece que há concursos para quem abrevia mais, e existem até pessoas que se comunicam apenas por sms's!... O telemóvel também dá para falar gente! Nem que só seja esporadicamente! Afinal, não custa assim tanto!
E qual é o resultado disto? Quando nos mandam sms’s ou vamos a blogs não percebemos nada do que as pessoas disseram... E enquanto a função das abreviações era ser rápido, tornou-se exactamente o contrário! Olha bem para o exemplo: “owahh!, oia tuh tenx u libruh d purtuges k m poxs emprxtar? S num tiberx num fah mal...” Quanto tempo demoramos a descodificar uma mensagem destas??? O pior são mesmo os h’s no final...
xO... ih! Já estou atrasada :SSS, tenho que ir para as aulas! Desculpa lá se isto está uma confusão, mas tenho que ir! Bjinho :*

De cricri a 19.03.2007 às 14:34

Percebi! Concordo plenamente. No início, quando me enviavam sms's dessas ficava um bom tempo a descodificar algumas palavras!Mas lá que abreviem, ainda vá, mas que alterem tanto? Não tem sentido. Mas os h's e os 'x são quase intoleráveis, lá isso!
Não me considero lá muitp patriota mas gosto muito da língua portuguesa, é uma pena que a estejam a mutilar!

Beijinho e boas aulas!

De Emplastr@ a 19.03.2007 às 18:36

Ah! também me esqueci de referir um "pequeno" pormenor: as maiúsculas e minúsculas... Detesto quando as pessoas misturam tudo!... do tipo: " U jOao i A JoAna fOraM aU mOntEh pAh bInkAr cUx anImAx"... Como é que uma pessoas se há-de entender?

De Emplastr@ a 19.03.2007 às 18:40

Só agora é que me dei conta... que exemplos estúpidos!... LOL
:*

De cricri a 19.03.2007 às 18:44

Pois, é, ainda há esses casos! Bem pensado. Chamam-lhe estilo..... ;)

De Emplastr@ a 19.03.2007 às 19:06

É que é mesmo de arrepiar!

De Fábio J. a 19.03.2007 às 18:09

Estou livre (quase)! Pelo menos já acabaram os testes escritos...

Ainda hoje passei por uma loja chamada "Kako Louko" e vi num panfleto "kaza"... mas são muitos mais os exemplos. Estas situações já são tão comuns que muitas vezes pergunto-me se foi feito de propósito (para dar um ar mais estrangeiro e moderno à coisa - o português não serve) ou se é mesmo erro. Acredito que seja metade/metade.

Quando escrevo mensagens o máximo que faço é supressão (tiro as vogais), escrevo "ss" com "x", o "que" com "k" e ponho pouco acentos. No msn é a mesma coisa. Eu sei que já é muito, mas só faço isto por uma questão de rapidez. Não sou contra as mudanças do léxico ao longo dos tempos, afinal isso sempre aconteceu, mas acho que hoje em dia isso acontece rápido demais (tudo, hoje em dia, acontece rápido demais!). Ir para as aulas escrever assim porque não se conhece a forma correcta é bárbaro!

Seja como for, cabe-nos a todos manter a nossa língua, na minha opinião uma das mais bonitas do mundo.

De cricri a 19.03.2007 às 18:50

Eu abrevio tal como tu. Supressão, "k" e alteração, quando não tenho espaço dos "ss" por "x" mas o problema é mesmo fazer isso em escrita normal. No msn e sms's é tolerável - Algumas coisas, como referi. Mas exemplos como em vez de casa, escrever kaza.....
Também acho o português uma língua muito bonita! Acho que é o que de menlhor cá temos.( Não desfazendo o país.)

Também já acabei os testes, avaliaçõe,etc. sabe mesmo bem! :) Férias à vista!

De phia_t a 21.03.2007 às 10:00

Vivemos num país onde o próprio governo quer mudar o nome a uma região... ALLGARVE! Pensei q fosse uma brincadeira mx, pelos vistos, não é.

De André MAria a 27.09.2007 às 16:38

concordo ontigo a 100%...
penso o mesmo que tu...


abaixo os que destroem o nosso português..


e humilhão a nossa pátria...


parabens....


ass amaria_66@hotmail.com

De andre maria a 27.09.2007 às 16:41

já agora o humilhão



foi de prepósito..


LOL

amaria-66.hi5.com

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...