Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2007

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Pesquisar

 


A Prima Vera

Quarta-feira, 21.03.07
Tencionava começar com algo do género: “finalmente chegou a primavera”, ou, “hoje chegou a Primavera”, mas acabei de ver algo que me colocou em dúvida… Então não é que, há anos, ouço dizer que a primavera começa a 21 de Março e acabo agora de ler que, pelo menos este ano, começou dia 20, ou seja ontem? Está mal. Toda a gente a dizer que hoje começa a primavera e depois é isto? Bem, não faz mal, para mim é hoje! Já que falei de ontem, deixem dizer-vos que nevou. Ok, não foi nada de especial, mas caíam cristais do céu – o que pôs toda a gente a falar: “viste a neve?” “Nevou!”; olhem que início de Primavera; com neve! Apesar de adorar a neve, agora dispenso-a. Já estava um tempo tão bom, já dava para andar de t-shirt, ler ao sol…estava-se tão bem e agora é que o céu decide mandar-nos neve? Na primavera? Que a guarde lá bem guardadinha para o próximo Inverno e que nos envie o sol!!
            (Considerando as minhas antigas crenças) Hoje é o equinócio de Primavera, ou seja, hoje, o dia dura 12 horas – tanto quanto a noite. A partir de hoje e até ao solstício de verão (21 de Junho) os dias aumentam e as noites diminuem. A partir dessa data a situação inverte-se: no equinócio de Outono os dias e as noites voltam a ter a mesma duração e a partir daí os dias começam a ser cada vez mais curtinhos. Além do início da Primavera, hoje é também o dia da árvore. Antes, quando andava na primária, íamos todos os anos plantar árvores. Dá gosto agora passar por elas, já grandes, e pensar: “estive aqui a plantar esta árvore!” – um gesto simbólico de protecção do nosso planeta (que tanto precisa!).
            Lembram-se do questionário das estações do ano?
 
 
A maioria votou, pois, no verão. Concordo que seja a estação favorita de muitos, nem que seja pelas férias!  A minha não é. É mesmo esta que hoje (ontem) se inicia. Adoro a Primavera! Não neste primeiros dias em que ainda vestimos os casacos, botas, etc. Mas sim quando começa a desaparecer o frio e já dá para andar de manga curta, vestir roupas leves, dá vontade de passear ao sol, sair de casa! Sente-se o cheiro de fim de aulas no ar…Os jardins cheios de flores, toda a gente bem-disposta! Adoro! Depois os passeios de bicicleta que duram até ao anoitecer, que agora se prolonga… De Março a Julho é a minha época favorita do ano. O verão não me agrada tanto. É bom estar de férias, ter tempo livre mas o calor demasiado não é para mim. Se ao menos vivesse junto à praia ainda era bom, mas assim… As piscinas estão cheias de gente aos gritos, os rios ficam muito longe para ir a pé; à tarde não se pode andar na rua com o imenso calor… alternativa: ficar em casa com as janelas fechadas por causa do calor e a ventoinha ligada. Além disso o verão dá-me sempre a sensação que passa muito rápido, chega logo Setembro que implica o início das aulas, fim das férias. O Outono tem uma parte bonita: aquelas cores fortes da natureza, mas isso dura uns 15 dias. Depois chega o frio, o Inverno (que de bom só tem os chocolates quentes e a neve) e lá recomeça tudo outra vez. Um ciclo perfeito… Ou assim deveria ser. A nossa rica espécie a dar constantemente cabo do nosso planeta está a alterar tudo isto. É por isso que este Inverno está a ser o mais quente de sempre (confirmo, nunca tinha vivido um Inverno tão quente) e que não há neve, mas sim aquelas temperaturas extremas no verão.
           
            Para quem queria neve no Inverno e, tal como eu não a teve, há uma alternativa onde a acção das criaturas não afecta a sucessão das estações: Os Sims 2: Quatro Estações. A quinta expansão do jogo de simulação Os Sims 2 saiu no início deste mês, numa altura em que já foram anunciados Os Sims 3 para o ano de 2009. É um jogo em constante evolução e se este (Os Sims 2)  já era completíssimo, não consigo imaginar que mais poderá trazer 3º jogo. Como disse uma amiga minha: talvez eles saiam do ecrã.
            Ainda não tenho esta nova expansão, mas estou ansiosa por jogar. Antes o jogo apenas tinha dias de sol, os Sims (seres que habitam o mundo do videojogo) tanto podiam andar vestidos de Verão como de Inverno. Agora não! Há as quatro estações com as respectivas actividades características (piscina, colheitas, limpeza de folhas caídas das árvores, bonecos de neve, plantações, etc), os Sims passam a ter de se vestir conforme as temperaturas, e podem ficar constipados ou, pelo contrário, apanhar escaldões – caso se exponham demasiado enquanto bronzeiam. Já vi pinguins a falarem com bonecos de neve, entre outras situações engraçadas. Para um ar mais fantástico ao jogo, em cada expansão há um ser diferente que é adicionado: n’Os Sims 2 eram extraterrestres, OS2: Na Universidade eram mortos vivos (género Frankenstein), OS2: Na Noite foram vampiros, OS2: Abertos Para Negócios criaram robots e n’OS2:Animais de Estimação foi a vez dos lobisomens. Nesta última expansão ainda não consegui saber que ser foi adicionado, embora tenha lido rumores de Yeti, ou seja, o Abominável Homem das Neves. Estas são sempre criaturas em que os Sims se podem transformar, caso alguma coisa corra mal, excepto os robots. Um dos meus vícios que estou ansiosa por retomar nestas férias.
            Já agora, o início da Primavera fica para mim marcado por ter começado a aprender a tocar guitarra. Estou a achar algo confuso apesar de ter conhecimentos de música; mas isto de aprender sem professor e apenas por livros e Internet é complicado… Vamos ver o que daqui sairá! :)
 
      
    O desenho é de quando tinha 4 anos, não se assustem! :)
           
            Divirtam-se e uma boa primavera, seja ela virtual ou não.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 16:18

19 comentários

De Fábio J. a 21.03.2007 às 23:05

Eu votei no Inverno, pelas boas razões que enunciaste e mais algumas. Mas também gosto muito da Primavera. Verão é que não.

Eu também sigo a regra de que a Primavera começa hoje. Que é isso de mudarem o dia e não dizerem nada a ninguém? Ai, ai!
O que importa é que já se sentem os sinais da estação. Ontem já andei de t-shirt, com um casaco por cima, é certo, mas de t-shirt. Mas as roupas já são mais leves e, tirando estes últimos dias, os dias já tem estado mais quentes, óptimos para passear.

Hoje também já estive a jogar PC. Que sensação tão boa... é bom podermo-nos divertir assim, sabendo que não temos obrigações de suma importância. De tanto falares nos Sims fico curioso. Nunca joguei e por isso a curiosidade é grande.

E já agora, parabéns pelos teus dotes artísticos! Eu, com 4 anos só sabia fazer riscos, e tortos! E giro e simbólico, não hajam dúvidas. Como é costume dizer-se entre os meus amigos: 'tá fofo!

Bye e Boa Primavera!

De cricri a 22.03.2007 às 14:59

O Inverno também tem coisas muito boas, mas sem neve, para mim, perde a piada. De qualquer forma quando estou a meio do verão fico sempre ansiosa pela chegada do INverno. Depois chega o Inverno e fico à espera da Primavera! Isto porque "a galinha da minha vizinha..." :)

Eu ainda não joguei, estou à espera de arranjar essa expansão, mas já se tem mais tempo livre, é tão bom! Talvez hoje. Estou ansiosa depois deste jejum!! Como já deves ter reparado adoro os Sims, desde o 1.º jogo, que me mostraram há uns anos, mas quando saiu o 2.º foi delírio total, literalmente! lol
É um jogo de simulação da vida humana. Dá para fazer quase de tudo, os "bonequinhos" nascem, crescem (passando por vários estádios na vida) e morrem. Contróis casas, uma cidade. Eu gosto muito. Há outros jogos que costumo jogar mas este é mesmo aquele! Deves conhecer,mas se quiseres, tenho o site oficial na lista de links.

Quanto ao desenho, obrigada!;) Não está nada de especial, mas nós trebalhávamos muito a componente artística no infantário. Uma vez fomos visitar a casa do pintor Claude Monet e vi a enorme tela onde pintou o lago dos nenúfares, e a casa tinha um jardim japonês (a sua inspiração) e fiquei maravilhada com aquilo tudo. Este desneho acho que foi feito depois dessa visita.

Boa primavera para ti também! Diverte-te!

De Fábio J. a 22.03.2007 às 22:05

Está tudo explicado! Inspiração de Monet dá nisto! Percebi logo que havia ali umas tendências pro-Monet... ;) Grande artísta.

Acho que devem ser poucos os jovens que nunca ouviram falar dos Sims. São, sem dúvida, um icon dos videojogos. Já cheguei a visitar o site e a ler sobre espanções e jogo. E por isso mesmo tenho curiosidade. Tenho uns colegas que jogam, penso eu... vou ver se arranjo.

Falta um dia!

De cricri a 23.03.2007 às 17:15

Wow! Alguém que ouviu falar de Monet!! Acho que és a primeira pessoa, assim jovem, que conhece Monet! Eu adoro!:) Talvez por ter estado lá naquela maravilhosa casa, mas sempre me fascinou!

Ok, se jogares depois conta-me se gostaste! hehe
E já estamos de férias!!!!!!!!!!!!

De Fábio J. a 23.03.2007 às 20:13

Eu não sou nenhum entendido em arte nem sei a biografia do autor, mas não saber que Monet foi um pintor francês... Não me quero estar a "engrandecer, longe disso, mas acho que qualquer pessoa que tenha tido história até ao 9º ano deve saber que, pelo menos, existiu um pintor chamado Monet! Não? Mas como sempre existem pessoas que nem o nome do Primeiro Ministro do seu país sabem...

O que importa é que Monet é um reconhecido pintor impressionista que criou o seu próprio estilo (não estou a mentir pois não?). Num trabalho que fiz sobre Arte lembro-me de apresentar Monet e uma das suas pinturas... e o estilo é, sem dúvida, bastante diferente e original... vendo bem o teu desenho até tem umas tendências impressionistas.

'Tamos de férias!

De Emplastr@ a 22.03.2007 às 16:12

Será que estamos no mesmo país? Já andas de t-shirt??? Eu ainda ando de "kispo"! Ainda agora estou com uma camisola de mangas compridas e estou cheia de frio! Mas se daqui a pouco já começo a andar de t-shirt, não quero que o Verão chegue! Acho que irei abafar... não estou no gozo!
Boa Primavera e boas férias para nós, pois bem as merecemos!

De Fábio J. a 22.03.2007 às 22:16

Foi só um dia, e com casaco por cima, e olha que não senti calor... mas também não senti frio. Estava um dia de sol.
Pelo menos aqui (Barcelos) esteve sol nesse dia. E hoje também se estava bem na rua sem casaco.
E eu num sou muito de andar de t-shirt. Mesmo no Verão, por vezes, ando com manga comprida muito do tempo. E detesto o calor. Apetece-me sempre migrar para a Noruega durante o Verão!

Boas férias e Boas Primavera, todos merecemos.

De cricri a 22.03.2007 às 23:08

Eu também já andei e t-shirt este ano! A semana passada, aliás. Mas já voltei a vestir casaco! ;)
E estou em Bragança, por isso imagina.

lol, para a Noruega? Bem, lá esta mais fresquinho, sem dúvida!

De Emplastr@ a 23.03.2007 às 22:18

Bem, p'ra este lados (perto de Guimarães) ainda não esteve assim tanto calor, pelo menos para mim!
Emigrar para a Noruega? Boa ideia, já ponderei em ir para um sítio mais fresquinho, só me falta mesmo coragem!

VIVA O FRIO!

De Emplastr@ a 22.03.2007 às 16:02

Ai a Primavera Primavera... já adorei tanto essa estação... mas acham que vale a pena continuar a gostar de uma coisa que já não existe? Parece que agora já não temos aquela ordem: Primavera, Verão, Outono e Inverno... é mais do tipo: Verão por mais de meio ano, Outono por 1 semanita, uns dois ou três mesitos de Inverno, intercalados por uns dias de Verão, e a Primavera, que dura no máximo umas duas semanas, que se intercalam também com uns diazitos de Verão... Eu já não percebo este tempo! Todavia, a verdade é que esses poucos dias de Primavera são muito agradáveis e por isso ainda posso afirmar que “eu gosto da Primavera!” (já os meus filhos ou netos não sei se saberão o significado da palavra... do tipo "Primavera? Eu não tenho nenhuma prima chamada Vera!”... lol)
Em relação aos Sims, agora que estava confiante em pedi-lo para os anos, tu dizes-me que vai haver um Sims 3! Logo, só nos vemos em 2009, Sims! LOL... Eu demorei tanto para querer comprar porque tenho medo de me fartar daquilo (se fosse barato, mas como não é... 60€ ainda é um dinheirito!)... Lembro-me quando tive o Game Boy... Foram algumas semanas sem largar aquilo: acordava e jogava até a minha mãe me chamar pelos menos três vezes para ir almoçar, andava sempre à bulha com a minha irmã por causa dele, etc... Porém, passado uns mesitos já nem lhe ligava... E tenho receio que aconteça o mesmo com Os Sims! Eu comprei o jogo para telemóvel, sei que não é a mesma coisa, mas aquilo não presta... é um jogo super básico... Já me fartei dele também! Mal saibas mais novidades sobre o jogo conta à gente ‘tá?
Boa sorte para a aprendizagem da guitarra! É preciso ter mesmo vontade para aprender sozinha! Bjão! :*

De cricri a 22.03.2007 às 21:47

Lá isso...A Primavera dura cada vez menos, é bem verdade. mas enquanto dura é muito bom! Há é que reciclar para nao acabar de vez!! :)
Não compares os sims para telemóvel aos Sims para PC! A minha melhor amiga (que me viciou no jogo) tirou-o - estive a jogar mas não presta mesmo para nada. Mesmo muio muito muito muito básico. É que não dá para comparar a complexidade de um para outro! Acredita que não te fartas. Quer dizer, o jogo requer que adiciones as expansões porque depois de jogar alguns meses só com coisas do primeiro e depois veres que dá para adicionar tanta coisa não mete tanta piada. Mas é um jogo espectacular. De cada vez dá para fazers coisas diferentes. Eu nunca me fartei!! :)
Tens razão quanto ao preço: os Sims 2 saíram no mês em que fiz 16 anos, por isso , e porque já sabia que nunca na vida os meus pais me compravam um jogo de computador (quanto mais de 60€), auto-ofereci-me!! Fui com as minhas amigas todas ao shopping comprar (delirei quando o tive) e não disse nada aos meus pais. Cheguei a casa, em delírio para jogar. Começo a instalar... Não dá !!!!!A minha placa gráfica não era suficiente!!!! Desesperei, retomei a calma e falei (com jeitinho) com os meus pais e (ainda hoje desconheço como) convenci-os a fazerem imensas alterações no computador por causa do jogo! Bem, nao ficou barata a brincadeira. Ok, satisfeita. Vou para instalar já depois de tudo isto. Enquanto o CD instalava tirei a torre do computador (porque aquecia) da secretária para pôr no chão. Ao inclinar ouço um barulho e a instalação pára. O CD tinha riscado!!!! Nem imaginas como fiquei. Primeiro a placa grafica, depois isto. Ia das duas vezes entrando em parafuso!! Depois consegui resolver pedindo a minha melhor a miga o CD para instalar, visto que jogar consigo co o meu - só riscou na parte da instalação. Vê lá! Pagar tanto por um jogo e depois acontecer isto. Depois ainda há as expansões,que cada uma custa 35€... Mas eu não me arrependo. Sims, Caesar III, Rollercoaster Tycoon, Need for Speed, Theme Hospital asm muito antigo), Super Mario Bros e GTA são dos melhores jogos para mim. E Delta Force, quando tinha 12 anos!:) Mas Sims, são sempre Sims!

De Emplastr@ a 23.03.2007 às 22:20

Quando quiser falar com alguém acerca de jogos, já sei com quem contar! és uma expert! lol
:* Boas férias! :DDDD

De cricri a 25.03.2007 às 16:29

LOL,
uma expert?

Pronto, sou "um pouco" viciada em Sims... e já fui nos outros mas não uma expert! ;)
Mas se precisares de alguma dica estás à vontade!

De MinhaDoceLua a 24.03.2007 às 19:10

Tal como tu também não considero o verão a minha estação favorita.
Gosto da Primavera... aquele tempo bom e confortável que nos permite apreciar a verdadeira natureza. Durante muito tempo considerei o inverno a minha estação predilecta. Sempre adorei os dias em que, enquanto chovia cá fora, eu ficava por casa, no quentinho... e para estudar para testes, para mim era a melhor época. lol
Enfim...manias...

Fica Bem*

De cricri a 25.03.2007 às 16:31

É exactamente por isso que aprecio a Primavera: é confortável, tempo ameno,combina memso com a natureza! :)
Mas gosto também de estar em casa, quando faz frio. Então quando dá para estar deitada no quarto, ao quentinho, a ler ou ver televisão e ouvir cair a chuva lá fora....! É uma delícia!!! E muito melhor para estudar. Quando está sol perco um pouco a vontade! ;)

Boa Primavera! :)

De ¯`-._)¯`-._ deep_waters¯`-._)¯`-._ a 25.03.2007 às 12:17

Olá... Estive a cuscar o teu blog e gostei muito do que vi... Visita também o meu blog pessoal em http://_deep_waters_.blogs.sapo.pt/... Deixa as tuas sugestões ou comentários... Partilha também as tuas opcções musicais...

Porque a música faz parte das nossas vidas...

De cricri a 25.03.2007 às 16:32

Obrigada!
Sem dúvida que, para mim, a música é parte fundaental da minha vida! :)

De ARYA a 26.03.2007 às 14:21

ola cricri
como vai isso
tenho andado no blog do critico mas no outro dia vim dar a este.
tambem gosto muito do teu. é fixe
continua
P.S. andas a ler alguma coisa??

De cricri a 26.03.2007 às 15:01

Olá ARYA.
Obrigada, desde já.
Sim, eu só agora vi o teu comentário no blog do Crítico, já te respondi.
Agora acabei o Felizmente Há Luar! e ainda não comecei nenhum novo, mas devo começar com o Memorial do Convento, visto que tenho, obrigatoriamente de o acabar de ler estas férias...

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...