Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Maio 2007

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


Pesquisar

 


A Sociedade Sonhada

Terça-feira, 15.05.07

A semana passada o meu professor de português pediu que escrevêssemos um texto sobre um tema da actualidade. Sugeriu temas como a escola onde pudéssemos dar a nossa opinião sobre ela, mas, temas da actualidade têm um vasto leque de escolhas. Não sei se o meu se enquadra no tema pretendido, mas foi sobre aquilo que tive vontade de expor no momento. Aproveito-o e coloco-o aqui. Estão à vontade nas críticas e opiniões.

 


 

Por cada novo dia que passa, e por cada nova experiência nesta escola, que é a vida, fica a conhecer-se um pouco mais do como agem as pessoas, e da mentalidade da nossa sociedade actual. Cada um de nós é sujeito à sua pressão de mudança e ao acérrimo criticismo que nos bombardeia. Lentamente, essa massa à qual pertencemos, tenta alterar-nos para nos tornarmos à sua imagem. Devemos deixar-nos levar ao sabor das suas atitudes e opiniões?
                Muitos dirão que sou jovem para criticar a sociedade em que vivemos, e que tenho pouca experiência de vida, mas, discriminação etária, é algo que já não me surpreende: seja ela dirigida a jovens, ou cidadãos de terceira idade. Porém, a idade não é uma barreira que nos impeça de analisar o mundo que nos rodeia, nem deve ser. Porque é que tantas vezes os jovens são impedidos de dar a sua opinião de mudar o mundo? Porque não lhes são dadas oportunidades de fazer algo melhor pelo nosso país? Porque é que nos é ensinado, pela maioria, que é importante seguir uma profissão que nos dê conforto económico, em vez de sermos motivados a inovar e a produzir?
                A sociedade portuguesa é um perfeito reflexo de oportunismo e resignação. É de conhecimento geral que a maioria dos empregos são conseguidos pelas famosas “cunhas” e não pelo valor que cada um dos candidatos apresenta. Igualmente estamos habituados ao típico português que se resigna com tudo o que lhe sucede na vida e não parte à luta. A ambição de poder que os portugueses possam ter é toda ela atingida por um caminho fácil de trilhar.
                Desde a época dos Descobrimentos que “estagnámos”: Tivemos homens valorosos que se lançaram à conquista, enfrentando o desconhecido mas, depois, habituámo-nos ao ouro trazido do Brasil e ao trabalho escravo. Consequentemente, a fortuna acabou e desde aí não mais se voltou a falar de prosperidade em Portugal – falo do povo em geral, não querendo referir a classe política. Parece que todos esperamos ainda a vinda de D. Sebastião para nos salvar e restaurar a antiga glória portuguesa. Sublinho: generalizo, visto não poder esquecer cidadãos que lutaram para mudar a mentalidade portuguesa, para a fazer lutar e, sobretudo, para que sonhasse. Não posso deixar de referir Fernando Pessoa que esperou que a sociedade mudasse ao lhes enviar uma “Mensagem” cheia de esperança de um novo Portugal. Como disse Pessoa, “Sou da Altura de que vejo as coisas e não da altura da minha altura".
Sonhemos nós também e lutemos para realizar os nossos objectivos, sem nunca pensar que não somos capazes. Isso deve começar por nós, futuros adultos, acreditando nas nossa capacidade de construir um mundo melhor, repleto de optimismo  e de vencedores – e não será por sermos Portugueses que não o conseguiremos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 18:22

13 comentários

De Emplastr@ a 16.05.2007 às 21:57

Poderia escrever um texto enorme para te transmitir a minha opinião pelo teu texto... Mas acho que se resume tudo a uma palavra: AMEI!
tens futuro!
obrigada cricri, por partilhares o teu lindo texto connosco, é que está mesmo magnifique! :D

bisou** :*

De cricri a 16.05.2007 às 23:19

Já é a segunda vez, em momentos, que fiquei sem jeito... Obrigada..!
Eu cá acho que o meu professor não vai gostar muito, mas pronto, logo se verá.

Beijinhos!

De Emplastr@ a 17.05.2007 às 16:02

Ele tem que gostar! Não só está muito bem escrito como as tuas ideias e a forma como as expuseste está óptima! Sei que não sou nenhuma expert mas, mesmo assim, acho que o teu professor não tem razões para não gostar do teu texto... e caso não goste preciso de arranjar uns óculos bem graduados!... LOL... Olha, é a minha sincera opinião! ;D
beijão! :**

De Fábio J. a 18.05.2007 às 16:56

Uma verdadeira crónica crítica!
Adorei...

Não podia estar mais de acordo. Portugal é um país de resignados, como tão bem disseste, e são poucos aqueles que estão dispostos a fazer algo para inverter esta situação. Se os jovens quer trabalhar neste problema dêem-lhes apoio, afinal não serão eles os cidadãos que guiarão o Mundo, amanhã?
Bem, achei esta tua "crónica" fantástica. Tens de fazer isto mais vezes. Certamente o teu professor vai gostar...

Bom Fim-de-semana!

De cricri a 21.05.2007 às 20:28

Obrigada Crítico..!
Olha que um crítico literário como tu gostar deste texto é importante! :)
Tentei transmitir aquilo que me vai na alma. É incrível, a maioria da população pretende viver "à sombra da bananeira" e ainda criticam quem tenta fazer alguma coisa... ou pelo menos não apoiam! Mas a esperança é mesmo a última a morrer! :)

De Fábio J. a 22.05.2007 às 16:09

Deixa-me dizer que transmitiste muito bem a mensagem!
Resta-nos trabalhar para inverter a situação e ter esperança, como disseste, que as mentalidade mudem.

E já agora, eu não sou crítico literário(infelizmente), apenas um leitor que dá opiniões. Mas espero que a minha opinião continue a contar...

Até Breve!

De Rastr a 21.05.2007 às 11:26

Oi, tudo ok?
Vou comentar este teu excelente post em 4 parte, tal como tu o escreveste.
1º. Infelizmente temos mesmo que mudar, mas não totalmente.
2º. Tens toda a razão. Mas por uns infelizmente pagam todos. A geração que "comanda" a nossa sociedade actual, outrora foram jovens com as mesmas ambições que os de hoje. Mas deixaram-se levar a 100% pela sociedade que os rodeava.
E quando eu acima (1º.) refiro que temos que ir mudando, mas não totalmente, é precisamente para que o que está actualmente a acontecer no nosso País, não continue a acontecer.
3º. E o Comodismo .
4º. Lá está o Oportunismo, Resignação e o Comodismo a sobressair.
5º. FORÇA PESSOAL !!!

Um Abraço

De Rastr a 21.05.2007 às 11:28

Ps* não são 4 partes, mas sim 5.

De cricri a 21.05.2007 às 20:30

Sim, tambvém acho que outrora as pessoas que regem o país também tiveram grandes ambições, mas tal como disseste deixaram-se levar. Se isso não tornasse a acontecer seria muito bom!
No problem no número de partes, eu percebi! :)
Força!

De inesantosiej a 21.05.2007 às 19:19

Concordo inteiramente contigo...
um bjinhu da
Inês Santos
*

De cricri a 21.05.2007 às 20:34

Obrigada!

De women a 30.05.2007 às 10:22

realmente está um optimo texo, muito bem escrito e pensado...
Um beijo grande

De cricri a 20.08.2008 às 20:32

Obrigada :)

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...