Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Maio 2007

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


Pesquisar

 


Últimos testes, o vestido e Zamora!

Segunda-feira, 21.05.07
        Quase de novo uma semana sem actualizar… A semana passada fiquei livre de testes (felizmente!) mas amanhã já regressam: teste de português com matéria do período passado e onde vai ser avaliado o (terrível) “Memorial do Convento” apesar de ainda não termos acabado a análise à obra, tal como eu ainda não finalizei a leitura. Vai ser um grande dia aquele em que o conseguir acabar! Mais dois meses e fará um ano que comecei a sua leitura..! Incrível. Nem sei como é possível, mas bem, que aquilo é péssimo de ler, lá isso é. Não é que a história seja má, poderia ser engraçada, mas aquela escrita… Não aprecio muito. Lá que Saramago argumente que o livro está escrito como se estivéssemos a ouvir uma narração oralmente (e que na oralidade não há pontos de interrogação, nem travessões ou mudanças de linha quando há discurso directo, ou aspas e dois pontos) e digam que aquilo é estilo, não faz com que aprecie mais o livro. Como já comentámos lá na turma, agora começamos a escrever como bem quisermos nos testes e exames nacionais – entenda-se, sem sinais de pontuação – e não nos poderão considerar errado: argumentaremos que é o nosso estilo próprio. Além do mais, como podem queixar-se que os estudantes dão muitos erros de pontuação e depois darem-nos um livro destes para ler? Ainda é piorar mais a situação! Sem esquecer que tem que se ter o dicionário sempre à mão porque, geralmente, tem que se consultar uma vez por página - no mínimo. Assim torna-se complicado ler! Resultado: um livro muito pouco acessível.
Hoje estive a pensar: amanhã será o último teste de português que irei fazer… – sem contar com o meu exame – estes últimos tempos têm sido cheios de nostalgia… Últimos testes, últimas semanas na escola que frequentamos há tanto tempo, últimas aulas com os nossos professores, … dá cá uma pena. Mas como dizem os meus pais: “uns ficam tristes por não conseguirem passar e tu ficas triste por acabares?” É assim, há que seguir em frente e teria muitos mais motivos de ficar triste se não transitasse. (esperando que este fim de ano corra bem).       Por um lado não quero que o fim do ano se aproxime, mas, por outro, estou ansiosa pela chegada do baile de finalistas, que é na última semana de aulas! Finalmente já tenho o meu vestido..! Desde Março que o procurava e finalmente encontrei. Um vestido comprido em seda de tons de vermelho e branco e corte de estilo império. Achei-o lindíssimo e simples. Acho que nessa noite me vou sentir uma autêntica princesa! Aproveitei para ir passear até à cidade espanhola de Zamora onde encontrei imensas lojas de roupas de festa. Quando cheguei lá, por volta das 16 horas não havia ninguém na rua, as lojas estavam todas fechadas e fazia-se sentir um sol escaldante (quinta-feira passada). Às 17 horas, as lojas abriram e o ritmo aumentou imenso. Saía gente de todos os lados..! Já tinha passado muitas vezes por Zamora, só não tinha ainda passeado pela cidade. Achei-a muito animada – com violinistas no meio da cidade, que adorei! – com lojas fantásticas, uma cidade bonita com locais muito interessantes. Tenho de aproveitar que está a apenas uma hora de casa e passear mais vezes!
Bem, só vim mesmo dar notícias, amanhã tenho o último teste de português quero ao menos guardar uma boa memória dele!
Até breve! Boa semana!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 21:32

2 comentários

De Fábio J. a 25.05.2007 às 23:27

Ainda não acabaste de ler o Memorial? Estou realmente curioso em relação ao livro.
Lembro-me que certa vez também comentámos, numa aula de português, esse estilo de Saramago. Se ele é um escritor profissional tem o direito de fazer o que quiser, o direito a fazer a sua "obra de arte". Contudo, nós não somos obrigado a apreciar, felizmente. É diferente, daí ter o reconhecimento.

Nem me fales em nostalgia. Também já comecei a pensar nisso: nas mudanças de disciplinas e de professores, no adeus a colegas amigos, no fim dum ciclo (que me deixa sempre nostálgico). Fico mesmo perturbado, não bem sei porque, talvez por ser "o último" em tantas coisas. Mas tens razão, temos de olhar para o futuro e ficar contentes por continuar o nosso percurso.
E depois tens o baile de finalistas. Acho uma noite realmente especial. É mesmo o fim, talvez seja por isso.
Desde já espero que todos os preparativos para essa noite corram bem. E já agora, boa sorte (e paciência) no estudo para os exames.

De cricri a 26.05.2007 às 13:34

Não, ainda não acabei! Que vergonha!Mas aquilo é mesmo impossível... Espero acabar para o exame - também só ja são umas 100 páginas... Sim, cada um é livre de escrever como bem entender. Só acho que impor uma leitura deste estilo no final de um percurso...É complicado.

Comigo é igual! Sempre que chego ao fim de alguma coisa fico muito muito nostálgica. O ano passado quando acabaram as aulas de inglês eu e a professora estavamos quase a chorar. Este ano, o verdadeiro final nem imagino. Bem, vai ser diferente já que o baile é no último dia de aulas (8 de junho - diferente dos anos anteriores que era durante a última semana) e por isso a verdadeira despedida, em grande. Excpeto o reencontro nos exames. Mas há que pensar que é assim... Obrigada, espero que consigam organizar bem o baile - que vai ser complicado ao ar livre com o tempo que está - e pela boa sorte! Para ti também para estas últimas avaliações!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...






subscrever feeds