Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Junho 2007

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Pesquisar

 


Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Domingo, 17.06.07

O último post merecia o seu título - "The End".

Mas não, ainda não é o fim deste blog.

Tudo se deve a uma razão: preparação para os exames. Esta semana foi-lhes inteiramente dedicada pois aí estão. Nem blog, nem jogos, nem msn...

 E se ainda assim o tempo foi (é) escasso, que faria se tivesse mantido a minha rotina habitual...! Só fez falta o yoga. Isso sim é fantástico para relaxar.Tentam-se umas improvisações em casa, mas a cereja do topo do bolo - yoganidra, o relaxamento final - tem de ser feita com um professor, pelo menos comigo tem de ser assim. Não pensem, como muitos, que yoga é ficar de pernas cruzadas, olhos semi-cerrados a dizer "ômmm" - isso é a parte da meditação (que gabo muito quem o consiga realmente fazer). O yoga envolve exercícios de respiração, depois de, digamos, ginástica, e por fim o yoganidra seguido de meditação. Uma coisa é certa - depois de uma sessão de estudo ou ao fim do dia é óptimo para libertar tensões.

Quem diz yoga, diz outro desporto qualquer (se bem que o primeiro é vocacionado para um equilíbrio físico e mental), mas eu cá sou mais calma. Deixando-me de divagações, como já é habitual...

 

...É amanhã!

Às 9h00 da manhã, eu e mais não-sei-quantos mil alunos estaremos numa sala, acabando de ouvir o toque de uma campainha (na minha escola é uma campainha, não sei se é regra geral) que dá início ao exame. Aquele silêncio quebrado pelo virar de uma página, um suspiro, um lápis a riscar uma folha ou um remexer no porta-lápis... Depois as rondas dos vigilantes, professores que segredam. É "stressante".

Mas não vale a pena ficar nervosa. Tem de se fazer, e arriscaria a dizer "nervos não pagam dívidas". É como quem diz, não fiquemos nervosos, que não no leva a lado nenhum - bem, levar levar, só se for a encontrar uma nota mais baixa na pauta devida a coisinhas feitas (ou não feitas) por acção desses senhores nervos, inimigos dos estudantes (aplicados).

Bem, ainda há coisas a fazer e o recado está dado... esta semana, há ainda o exame de matemática, na quinta-feira -o tal terrível que, segundo me disseram, a média ronda os 5 valores. Animador, não é?

 

A todos os que estão na minha situação e que amanhã façam exame de português - estou convosco!

E agora a todos os que se submetem a exame: BOA SORTE!!!!! (que bem precisamos!)

 

P.S.: E que torçam por nós Fernando Pessoa (e Alberto Caeiro e Ricardo Reis e Álvaro de Campos e Bernardo Soares), Luis Sttau Monteiro, Luis Vaz de Camões e José Saramago! Afinal é "com eles" que vamos estar a lidar...!

 

P.P.S.: Já que estamos numa de Língua Portuguesa e, consequentemente palavras, sabiam que há gente que tem Hipopotomonstrosesquipedaliofobia? Medo de pronunciar palavras grandes! Coitados se algum dia precisam de pronunciar o nome da sua fobia!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 17:08

11 comentários

De Fábio J. a 18.06.2007 às 20:24

Acabei agora, há alguns segundos, de ler o enunciado e a correcção.
Pode ser por estar de fora, mas pareceu-me pequeno e, ao fim e ao cabo, acessivel. Não havia uma única pergunta de gramática, os de opções eram dadas... só achei os textos de opinião um pouco estranhos, principalmente o primeiro, mas pronto.
E como é pequeno basta errar uma coisinha e puff! É o mal. Mas não me pareceu que o teste fosse muito de estudar, pode ser impressão minha.
Espero que te tenha corrido bem... assim como os que vêm a seguir.

E agora que tenho tempo, adorei a hipopotomonstrosesquipedaliofobia... acho muita piada às palavras grande, por causa do desafio que são, muita vezes... esta é um exemplo! Com este nome, coitados do afectados pela fobia.

Boa semana (se possível!).

De cricri a 21.06.2007 às 16:13

Não foi de estares de fora nem foi impressão tua! O exame era. realmente, muito muito acessível! Eu, sinceramente, acho que tinha feito o mesmo se não tivesse estudado nada, é que a única questão que envolvia matéria leccionada era a B do Grupo I, o texto de opinião que comparava os dois heterónimos. Podem parecer estranhos a quem esteja de fora, mas os textos de de opinião tinham fundamento. No primeiro era necessário falar sobre a poesia de Alberto Caeiro e falar sobre a simplicidade, que Caeiro não intelectualizava as emoções, etc etc. Esta foi matéria dada que era necessário estar na sua posse para responder. O último, Grupo III, já sabia que iria ser assim: texto expositivo-argumentativ sobre uma temática da actualidade. É assim desde o ano passado, que mudaram os exames e deixou de haver a composição final sobre um tema da matéria - julgo que antes era assim.
De resto, a análise textual não envolvia conhecimento nenhum em especial, apenas conhecer figuras de estilo, neste caso, apóstrofe. A "gramática" não existia, acho que até o ensino básico conseguia fazer a maior parte. Surpreendeu-me neste aspecto, nõa haver gramática nenhuma, mas pelo que me constou isso deveu-se à acesa polémica em torno daa TLEBS. Havia escolas que davam, outras que não davam (eu falei muito superficialmente)...
O exame até correu bem,acho eu. Errei apenas a questão 2 do grupo I. É que respondi de maneira muito mais complicada do que realmente era..!Nunca imaginei que era para colocar aquelas sensações..! Mas bem, se for só essa não há grande problema..!

Eu também gosto de palavras grande, hehe. Gosto de aprender a dizê-las e depois testar os outros! :)

Finalmente, o pior da semana já passou, agora durante estes 4 dias vai ser só descançar! Finalmente! E já me lembrei hoje de algo: tenho de começar a ler todos aquele livros que tenho em mente desde de Setembro, estou em pulgas! Isto porque devido ao Memorial não li quase mais nada e afinal acabei por ir faze o exame sem acabar - que vergonha! Mas também não saiu la nada sobre isso..!

Bom fim-de-semana!

De Fábio J. a 21.06.2007 às 20:29

Pelos vistos a minha ideia não andava longe da realidade. E ainda bem que te correu bem.
Eu sou completamente anti-exame! Acho que é uma percentagem muito elevada, como que todo um esforço dum ano de pouco valesse, estando tudo dependente daquela nota. No exame de português que fiz, o ano passado, também tive perguntas que teria correctas.. se tivesse escrito apenas aquilo a que chamo introdução. Foi uma desgraça. Nem me atrevo a pensar no próximo.

E se não é exagerar na curiosidade, porquê que terás apenas 3 dias de férias? Tens mais "actividades académicas" a fazer?

Eu também já pensei na oportunidade que as férias irão oferecer... mas talvez não vá ler mais do que o habitual. Já tenho Lágrimas do Sol e da Lua, Anders 3 e Crónicas de Nárnia (da minha irmã) para ler. Talvez leia mais alguma coisa. Mas o mais importante é que terei a oportunidade de ler quando, como e quanto quiser.

Bom fim-de-semana e bom inicio de férias!

De cricri a 21.06.2007 às 22:49

Bem, eu não sei se sou anti-exame. Acho que nos ajuda a sistematizar a matéria que foi dada ao longo do ano e a fazer alguma selecção no acesso ao ensino superior, que também é necessária. Mas acho que têm um peso muito elevado. Tanto pode ajudar como prejudicar, é uma questão complicada.. Já os exames no básico..acho que é só para dar um dor de cabeça aos alunos. Não interfere quase em nada, não restringe o acesso ao secundário! Não percebo muito bem...Aliás não percebo quase nenhuma medida tomada por aquele ministério, por isso...!
Eu acho que me lembro, há cerca de um ano de comentares o teu exame de português, quando eu escrevi aqui sobre a 2ªfase! ;)
É sempre péssimo ver uma nota a descer...

Não é exagerar, não. Por causa do seguinte: eu fiz como exames na 1ªfase Português e Matemática A. Só que minhas provas de ingresso são Física e Química A e Biologia e Geologia. Mas 4 exames numa fase achei de mais. Assim, deixei FQ e BG para a 2ªfase. E talvez repita Português e Matemática, já que não perco nada com isso. Mas, apesar da 2ªfase só começar a 12 de Junho, não quero perder o ritmo de estudo, que depois srá muito mais difícil recomeçar e inicar a revisão desde já. Mas ao menos ate ao fim da semana para relaxar do stress acumulado! ;)

Também devo começar outros livros das Crónicas de Nárnia, sinceramente já nem sei quais li (1º e 2º, julgo), estou à espera que mos emprestem. Viva a leitura livre! :)

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...