Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


Pesquisar

 


Memento

Quinta-feira, 24.01.13

Adoro filmes que me façam pensar e duvidar de cada cena. Qualquer terror é intolerável, mas um final que fique incrustado na minha mente por pelo menos 24 horas é aquilo a que chamo um bom filme.

Há uns meses que adiava Memento (Amnésia). Ele chamava-me, do meio da longa lista de filmes da pasta "Para ver", mas acabei por descobrir que sou óptima a inventar desculpas.
E uma procrastinadora de 1ª classe.

Mas como fã de Christopher Nolan, não podia perder este. 
Trata uma curta história sobre as acções de um homem com amnésia anterógrada no seguimento de um acidente traumático. Já o facto de abordar um problema neurológico pouco compreendido teria bastado para tornar o filme interessante, mas mais do que isso a história desenrrola-se ao longo da escala temporal de uma forma bastante peculiar. 

E ainda que o fim nos apareça no início, só no início, ou neste caso, no fim, é que percebemos o que realmente acontece. ;)
 
Talvez por ter criado demasiadas expectativas não o poderei chamar de brilhante, e porque "Shutter Island" (A Ilha do Medo?) o ofusca, para mim. Não consigo aliás, esquecer a grande semelhança entre os dois!
Mas talvez seja porque a psiquiatria ainda me fascina mais do que a neurologia.

Nota: Amnésia anterógrada é um sintoma de uma lesão específica numa área do cérebro que não permite guardar novas recordações. Portanto, a partir do momento que uma pessoa sofre a lesão ainda que se lembre de tudo o que viveu até esse momento, não conseguirá recordar o que acontece depois, ou fá-lo por um curto período de tempo. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 18:03


Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...