Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Setembro 2006

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Pesquisar

 


Um cheirinho a Outono

Domingo, 17.09.06
Por estes lados do Norte já cheira mesmo a Outono, e eu que o diga! As temperaturas baixaram, já começaram as aulas e sobretudo: as vindimas!
            Nunca fui vindimar. Tive no Sábado essa hipótese mas, como sempre, não fui. Ando um ano a dizer que quero ir a uma vindima e no dia…não vou! Isto porque não me agradou muito a ideia de ter que me levantar às 5h da manhã com 7ºC, ir uma hora de carro, e depois andar para cima e para baixo com este frio a carregar cestos de uvas. Claro, juntando o facto, que fiquei a saber na véspera, que costuma haver imensas abelhas! Animais que gosto de manter uma certa distância. Não em meto com elas, elas não se metem comigo. Também não gosto de mel, por isso, relação perfeita.
            Agradava-me a ideia de ir a uma vindima e estar naquelas paisagens durienses, a 1km do rio Douro, mas não se proporcionou… Como foi o meu pai, ao fim da tarde regressou com cerca de 750kg…só para vinho! Não aprecio vinho. Prefiro as uvas, mas a esta hora já não dá para as salvar! Lá estão elas em pleno processo de fermentação!
            Pela 1.ª vez será feito o vinho na minha casa, na garagem claro, que ainda espero para ver o estado em que ficará… Mal trouxeram as uvas, colocaram-nas numa tina gigante, andaram lá com umas máquinas e agora ficam a fermentar até não sei quando.
            Resultado: a garagem está com um cheiro super forte e quem paga é a minha cadela, pois claro! Não posso deixá-la lá dormir pois o resultado seria vê-la de manhã a chocar com tudo o que é parede. Os vapores libertados na fermentação do vinho são muito fortes, e pelo pouco que percebo, se se passar lá muito tempo a inalá-los fica-se como alcoolizado. Agora até evito lá passar!
            Depois da fermentação, recolhe-se o “vinho” e guarda-se em pipos (barris) de madeira. E pronto, passado um tempinho, lá se recolhe o precioso (para alguns!) néctar…
           
 E que o Dioniso esteja do nosso lado!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 15:41

5 comentários

De Fábio J. a 17.09.2006 às 16:46

Na minha zona não existem as grandes vinhas como no Douro mas praticamente todos os campos e terrenos agrícolas têm videiras ao redor, que crescem por cima dos campos. O meus avó, assim como outros vizinhos (moro numa aldeia) têm grandes campos , logo muitas uvas. Ainda ontem o meu pai assim como outros tios estiveram a vindimar a pouco metros da minha casa mas tal como tu ir vindimar não é algo que me atraia (assim como o vinho).

De Emplastr@ a 17.09.2006 às 22:02

Oi!
Devo confessar que já gostei mais de vindimas... Quando era criança, ia para a casa dos meus avós a família toda! (que não é pequena)... Mas ao passar dos anos, as pessoas desinteressaram-se, as confusões aumentaram e o meu avô foi perdendo terreno... Este ano ainda fui, mas não foi nada empolgante...
Lol, também me ri da situação da cadela...Coitado do bicho, iria ficar mesmo bêbedo!... AH!!! e também te felicito pelas 500 visitas, é sinal que o teu blog é tão importante para ti como para os que o visitam...
Bjs e espero que chegues aos 1000!!!

De Emplastr@ a 17.09.2006 às 22:05

AH!!! Esqueci-me de te dizer que estou contigo em relação ao vinho... é que eu simplesmente DETESTO VINHO!!! Nem consigo sentir o cheiro!

De cricri a 18.09.2006 às 14:31

lol , não sei se tens um cão ou se já experimentaste isto: (bem não quero parecer má, eu adoro animais, mas às vezes dá mesmo vontade de rir com eles!(atenção!não o fiz por mal!!)
Certa vez andei com a minha cadela às voltas durante algum tempo...No fim, quando a larguei a coitada nem via por onde andava...Ia contra as paredes, claro eu ia sempre no seu encalço para não bater, mas foi muito cómico. A pobre não sabia o que fazer, até que (por uma atitude sensata ) se deitou no chão até aquilo passar...
Outra coisa: se alguém tiver gatos nunca tentem dar-lhe vinho ou Tabasco (aquele tipo de piripiri ... O meu irmão tentara uma vez com o meu gato...Com o vinho o resultado foi idêntico ao da cadela...Com o tabasco o gato não cessava de espirrar, mas fazia-o de uma forma muito cómica! Abanava-se todo e fazia uns barulhos estranhos.. Lol , enfim. Não tentem fazer isto em casa!

De Emplastr@ a 18.09.2006 às 17:13

LOL!!!
Realmente tens uma cadela muito sensata, mas um irmão com umas ideias esquisitas! LoL (no gozo!) Quem é que iria dar tabasco ao animal? LOL o gatito deve ter ficado com a língua a arder durante dias!!! Vê lá mas é se a cadela, com o efeito do álcool, se põe a conduzir (já que está na garagem) e é multada!
}*bjitos*{

Comentar post



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...