Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Setembro 2006

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Pesquisar

 


Eragon

Quarta-feira, 27.09.06
           Como aqui me foi pedido, resolvi escrever sobre o que achei de “Eragon”. Posso dizer que adorei, achei soberbo! Ainda mais pensando que aquele livro foi começado a escreve por um rapaz de quinze anos!
            Durante o livro reparei que há várias semelhanças com as obras de Tolkien, nomeadamente a trilogia d’ “O Senhor dos Anéis”. Isso verifica-se na linguagem (visto que Christopher Paolini também desenvolveu uma língua diferente); a existência de elfos, anões e  feiticeiros; a batalha de Trojeim (que me lembrou a passagem da Irmandade do anel por Mória e a Batalha de Elm’s Deep); os Urgals e os Kull ( lembraram-me, respectivamente, os Orcs e os Uruk-hai ); os Raa’zac (lembraram-me aquelas figuras negras – não me ocorre o nome -  que também tinham montadas voadoras -os antigos detentores doa anéis dos reis), a cicatriz de Eragon (assimilou-se à ferida do Frodo), Zar’roc (lembra a espada oferecida por Elrond a Aragorn), o amor por uma elfo (?) (amor de Aragorn/Arwen), etc…
            Mas, apesar de todas estas semelhanças adorei. Até porque “Eragon” está escrito de uma forma bem mais cativante que “O Senhor dos Anéis”.
            Já acabei o livro no fim-de-semana, mas não consegui escrever antes... O meu tempo passa a olhos vistos! Entretanto já comecei a ler “Eldest” que também estou a adorar!
            Uma das coisas que mais me cativou foi “Saphira”, o dragão. (É nestas alturas que me apetecia fazer parte de uma história.) Achei fantástico o dragão ter pensamentos, emoções e, sobretudo, personalidade como os humanos. Claro, gostei da personagem de “Eragon” mas também muito de “Brom”. Pesquisei sobre a Trilogia da Herança, e , numa entrevista christopher Paolini, dizia que ele ponderava a hipótese de escrever livro(s) sobre a história de “Brom”. (Eu apreciaria imenso). Mais uma vez a parecença com as obras de Tolkien, já que existem além d’ “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit”, “Histórias da Terra Médias (…)”, “O Silmarillion”, etc.
             Agradeço uma vez mais a quem me aconselhou este livro. Foi sem dúvida uma óptima compra e uma leitura fantástica. Por agora estou desejosa de avançar em “Eldest”…
 
Como diria “Arya”: “Atra esterní ono thelduin; Mor’ranr lífa unin hjarta onr; Un du evarínya ono varda.”
:)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cricri às 19:18

2 comentários

De Fábio J. a 27.09.2006 às 20:02

Ainda bem que gostas-te, eu simplesmente adorei.
Nunca tinha pensado em todas essas semelhanças entre as duas sagas, mas afinal uma história é sempre um história.
Chegas-te a referenciar Brom, talvez a minha personagem preferida. A sua morte foi talvez dos momentos mais surreais e emotivos da história, daqueles momentos que só nos apetece perguntar ao autor: "Porquê?"
De seguida também vou ler Eldest e espero que seja no mínimo tão bom como o anterior, uma draumr kópa.
Que a Aiedail te ilumine o caminho e claro... Boas Leituras!!!

De cricri a 27.09.2006 às 22:16

Eu gostei , adorei, achei o máximo também! Realmente a morte do Brom...Nuca pensei! Foi muito triste, então depois de saber que ele fora um Cavaleiro e que tanto fizera! Mas era uma personagem muito forte. Se bem que eu já suspeitasse alguma coisa no início do livro...Como é que um contador de histórias conhecia tão bem a história dos Cavaleiros? E sabia falar com Saphira, magia... É mesmo pena a sua personagem não ter continuado. Quanto a "Eldest" ainda apenas li os primeiros capítulos mas já fiquei presa ao livro. reserva logo à partida bastantes surpresas!

Lembei-me do nome dos seres a que comparava os Ra'zac n' "O Senhor dos Anéis" - eram os Nazgûl. Mas não acho de qualquer forma estas similaridades negativas! Acho bem lembrar um pouco essa grande obra de Tolkien. E como dizes: uma história é sempre uma história!

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Comentários recentes

  • cricri

    Obrigada!Tenho de me voltar a dedicar um pouco mai...

  • sol

    Encontrei o teu blog por acaso e gostei muito !Seg...

  • cricri

    Muito obrigada! Umas felizes festas!

  • Teresa

    Feliz Natal e parabéns pelo destaque :)

  • rvqgmccjoqk

    RvGZjH <a href=\"http://msepxzxnvpqg.com/...






subscrever feeds